Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Propagação de Frutíferas no ensino da Agropecuária
Jenifer Souza Jannes, Gabriel Nachtigall Marques

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A fruticultura tem grande importância no mundo todo, proporcionando o crescimento da economia, possibilitando a diversificação produtiva, trazendo inúmeros benefícios alimentares e promovendo uma alimentação saudável. Na região dos Campos de Cima da Serra, ganha destaque as frutíferas de clima temperado. Por meio do cultivo de pequenas frutas e também da tradicional Macieira, a qual destaca a cidade de Vacaria, é que se movimenta grande parte da economia da região. Dada essa grande relevância da Fruticultura na região dos Campos de Cima da Serra, aumenta a responsabilidade do IFRS campus Vacaria em proporcionar uma qualificação discente de excelência na área de fruticultura. Para isso, é fundamental a monitoria na área de fruticultura, a qual objetiva dar suporte e auxiliar na manutenção das unidades didáticas da instituição. Algumas das principais atividades realizadas na monitoria foram: Implantação de Pomares, Propagação Sexuada (por meio de sementes) e Assexuada (estaquia, mergulhia e enxertia), Cultivo de Frutíferas de Clima Temperado (Mirtileiro, Macieira, Videira, Amoreira e Framboeseira). Nas aulas práticas de Fruticultura, a Monitoria de ensino ofereceu apoio técnico em atividades de enxertia por garfagem como, por exemplo, fenda cheia e inglês complicado, na produção de estacas de figueira, no uso de fitorreguladores como AIB para a promoção do enraizamento, no preparo de substratos, na condução dos materiais, no preparo das aulas práticas e também no uso correto das ferramentas usadas nessas atividades. Na primeira etapa de propagação de frutíferas herbáceas e caducifólias,o material vegetal é disposto em canteiros com mulching específicos para este objetivo, onde recebem irrigação por fitas de gotejo. Após seu desenvolvimento foram transplantados para o Pomar Didático, onde são realizadas atividades de condução incluindo podas, limpezas, adubação e irrigação. De acordo com os depoimentos e considerando o bom aproveitamento dos estudantes no componente fruticultura é possível afirmar que por meio das aulas práticas o aprendizado tem sido. Trata-se de um momento de muita troca de experiências onde se constrói saberes para a vida, já que se busca preparar os discentes para serem profissionais capacitados na área da Fruticultura, objetivo este que vem sendo cumprido. Não há recompensa maior em ver os discentes aplicando o que se aprendeu com sucesso, reproduzindo profissionalmente aquilo que adquiriu em sua vida acadêmica. Além do crescimento dos discentes auxiliados, posso observar o meu crescimento pessoal que vem se desenvolvendo juntamente com a bolsa e que para mim é muito gratificante fazer parte.



Palavras-chave


Fruticultura; Ensino; Produção de Mudas.

Texto completo: PDF