Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Uma análise sobre o curso de automação industrial pós pandemia
Mônica Alves Medeiros, DIOGO ORTIZ MACHADO

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Este artigo propõe analisar o êxito e a permanência dos alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) campus Rio Grande. Nosso universo de pesquisa são os estudantes do curso de automação industrial, modalidade subsequente, no período pós pandemia. A pandemia teve um impacto significativo nas instituições de ensino em todo o mundo, não sendo diferente aqui no nosso campus. Para esta análise, solicitamos dados à secretaria do campus. Nossa pesquisa abrangeu as turmas de 2022/01 , 2022/02 e 2023/01, com o objetivo de identificar as diferenças nas taxas de evasão, desistência e permanência dos alunos. Nos dados analisados, notamos um crescente êxito nos ingressantes e ativos no curso, paralelamente com uma diminuição nas matrículas canceladas ou trancadas. Uma possibilidade desse aumento no interesse pelo curso de automação industrial, pode ser atribuída ao fato do retorno das aulas presenciais, que possibilitaram também às práticas supervisionadas por professores. É importante destacar que essa análise não deve ser vista como conclusiva, mas sim como um ponto de partida para uma compreensão mais profunda dos fatores que afetam o êxito e a permanência dos alunos no pós pandemia. Continuar a coletar dados e avaliar o impacto das políticas educacionais pós-pandemia é fundamental para garantir que os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade e que as instituições de ensino possam continuar aprimorando suas práticas. Por isso, um questionário está em desenvolvimento e será divulgado para preenchimento das turmas em análise. Assim, traremos mais dados para traçar correlações e fazer análise entre a perspectiva do estudante, os dados institucionais a fim de nortear ajustes e metodologias no âmbito do nosso universo de pesquisa


Palavras-chave


Êxito; Evasão; Permanência.

Texto completo: PDF