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Evasão escolar e desafios da educação inclusiva: um estudo de caso no município do Rio Grande-RS
Ísis Machado Pail, Carolina Larrosa de Oliveira Claro, Bruna Cavalcanti Gautério, Lorenzo Correia Soldera, Alisson Saggiomo Juliano

Última alteração: 20-02-2024

Resumo


A acessibilidade é um importante conceito que visa garantir a igualdade dos direitos individuais e sociais de um cidadão, sendo essencial para o processo da inclusão social. Entretanto, ainda é um desafio estabelecer por completo a inclusão nos espaços educacionais. Segundo as estimativas do IBGE, considerando os cidadãos a partir de dois anos, existem aproximadamente 19 milhões de brasileiros com deficiência, o que equivale a quase 9% da população. Considerando que as maiores taxas de evasão escolar relacionam-se às deficiências ou à pobreza, é essencial realizar estudos voltados para a inclusão social a fim de evitar a segregação e o abandono escolar dessa população. Pensando nisso, iniciou-se este estudo de caso no município do Rio Grande (RS), desenvolvido pelos bolsistas do projeto “Geotecnologias na Gestão Municipal (GeoGM)" do IFRS - Campus Rio Grande, em colaboração com as secretarias municipais de saúde, educação e assistência social. O projeto visa utilizar recursos de geoprocessamento para a identificação e mapeamento de áreas vulneráveis no município, explorando ferramentas e técnicas a fim de gerar índices voltados para essas problemáticas sociais bem como traduzir informações estatísticas por meio de representações temáticas. Os procedimentos metodológicos compreendidos neste estudo partem da coleta de dados realizada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria de Município da Educação (SMED) e Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social (SMCAS) do município do Rio Grande, que abrangem, respectivamente, informações a respeito do quantitativo de deficiências, evasão escolar e renda quanto aos setores da cidade. Em seguida, os dados obtidos foram armazenados e organizados em planilhas eletrônicas para georreferenciamento, processo que permitiu a criação de mapas temáticos através do software QGIS, um SIG, para uma melhor visualização dos dados, facilitando o estudo. Como resultado, foram mapeados cerca de 25 mil dados de vulnerabilidade socioeconômica, 4 mil dados de deficiências e mil dados de evasão escolar no Rio Grande. A aplicação do coeficiente de correlação de Pearson nos produtos gerados revelou algumas relações entre os diferentes dados, proporcionando uma compreensão mais detalhada sobre eles. Assim, foi possível identificar que a evasão escolar está mais relacionada às deficiências do que à vulnerabilidade socioeconômica. E entre elas, as deficiências intelectual cognitiva e física estão mais associadas ao abandono escolar. Através desse estudo, podemos perceber a importância de identificar esses índices para combater a evasão escolar, além de inserir adaptações nos métodos de ensino para implementar a educação inclusiva nas escolas brasileiras. Promover a permanência e assistência necessária no processo da educação não é somente reduzir taxas de evasão, mas possibilitar o desenvolvimento e participação ativa de estudantes com deficiências na nossa sociedade, explorando suas potencialidades e desenvolvendo habilidades que aumentem seu reconhecimento e espaço nos estudos, no trabalho e no convívio social.

 


Palavras-chave


Deficiências; Educação; Vulnerabilidade.

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