Última alteração: 20-02-2024
Resumo
Os desafios enfrentados pela bovinocultura leiteira na atualidade estão abalando o setor leiteiro. É o setor da agricultura familiar que fornece produtos às cidades de maneira significativa tanto na forma de leite in natura como seus derivados, em consequência faz-se necessário uma atenção, levantando questões sobre a qualidade deste produto. Percebe-se que algumas propriedades apresentam dúvidas, relacionadas a mão de obra e dificuldade de conhecimento técnico atualizado. Neste contexto, o objetivo deste estudo busca identificar as principais dificuldades encontradas pelos produtores em atingir bons parâmetros e trazer o aprendizado aos alunos sobre a qualidade e higiene do leite, além de promover o desenvolvimento e melhoria da produção leiteira em propriedades rurais nas localidades onde os participantes do projeto residem, auxiliando assim no desenvolvimento regional, fornecendo conhecimento sobre os problemas abordados para garantir o cumprimento dos requisitos da legislação. Realizou-se estudos sobre qualidade do leite recorrendo-se a entrevista com o auxílio de um questionário interrogando os produtores selecionados, domiciliados nos municípios de Coxilha, Ibirapuitã, Soledade e Estação, pertencentes ao estado do Rio Grande do Sul. O questionário apresenta-se com 66 perguntas, destas, 9 relacionadas com a identificação do produtor, 27 sobre a propriedade, 21 sobre o manejo da ordenha e 6 de limpeza e manutenção dos equipamentos de ordenha. Contém ainda 4 perguntas envolvendo os resultados de qualidade físico/químicas do leite, observando-se os teores de proteína, gordura, contagem padrão em placas e contagem de células somáticas presentes no leite. Reconhecendo as carências de conhecimento, há a necessidade de fortalecer os métodos de disseminação da informação para que a cadeia produtiva do leite possa funcionar da melhor forma possível. Produzir e processar leite de elevada qualidade cria um ambiente vantajoso para os produtores e a indústria, ao mesmo tempo em que fortalece a confiança do consumidor e a posição competitiva no mercado. Prevê-se que ocorram melhorias substanciais visando aprimorar a qualidade do produto. Após a conclusão das atividades propostas, será analisado se essas melhorias foram bem-sucedidas ou não.