Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Ensino de língua portuguesa: práticas discursivas em foco
Manuela Freitas da Silva, Adriana Danielski Batista, Vinícius Pinto Fondaik

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Este trabalho abordará determinadas atividades promovidas pelo projeto de ensino intitulado “O Ensino de Língua Portuguesa sob perspectiva dialógica”, o qual é desenvolvido no IFRS – Campus Rio Grande e possibilita a atuação dos alunos como monitores da disciplina de “Língua Portuguesa e Literatura Brasileira I”. O projeto também oportuniza aos participantes o aprofundamento acerca dos conceitos estudados no componente curricular supracitado bem como a análise do efetivo funcionamento da língua. Para que os estudantes possam circular nas mais distintas esferas da atividade humana com eficiência e êxito, é necessário que eles adquiram desenvoltura linguística e discursiva por meio de práticas sociais de leitura, escrita e oralidade. Como método de trabalho, são desenvolvidos encontros entre os bolsistas e a coordenadora do projeto, os quais configuram um espaço de discussão e de reflexão sobre o funcionamento discursivo da língua e sobre o papel da literatura no âmbito escolar e na vida de modo geral. Além disso, o projeto contempla também a oferta de oficinas de língua portuguesa e encontros literários, em que colaboradores compartilham conhecimentos científicos e experiências profissionais. Tais eventos evidenciam o real emprego da língua. Ou seja, o discurso se compõe no fluxo do diálogo e sob a forma de enunciados concretos e únicos, os quais refletem as condições específicas e as finalidades de cada campo social. No que tange aos resultados parciais, percebe-se o desenvolvimento da competência discursiva dos componentes do projeto, uma vez que eles têm se aprofundado na teoria bakhtiniana, a qual norteia o trabalho, lido e produzido distintos gêneros, incluindo os pertencentes ao meio acadêmico, como resumos e artigos científicos. Ademais, os bolsistas têm contribuído com o aprimoramento das habilidades linguísticas e discursivas dos colegas ao atuarem como monitores durante as aulas ministradas pela coordenadora do projeto. Assim, assume-se a perspectiva dialógica da linguagem como fonte capaz de desenvolver a competência discursiva e a cidadania crítico-responsiva dos discentes, habilidades que potencializam, por sua vez, a formação humanística de cada um dos participantes.

Palavras-chave


Ensino; Língua; Competência discursiva.

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