Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria: um recurso didático para ensinar e aprender Matemática
Leonardo Piran Peretti, Juliane Donadel

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


As dificuldades no processo de ensino-aprendizagem nas disciplinas de ciências exatas, como a Matemática, têm se destacado no ambiente escolar. Nesse período pós pandemia, percebeu-se que essas dificuldades se intensificaram, pois os alunos apresentaram muita dificuldade em retomar os conteúdos vistos nas aulas online, bem como, tiveram que se adaptar novamente a rotina escolar com menos recursos tecnológicos para desenvolvimento das disciplinas. Neste contexto, a monitoria se mostrou uma importante ferramenta, contribuindo significativamente neste processo. Como os resultados de projetos anteriores foram positivos, temos como objetivos dar continuidade a monitoria para disciplinas de Matemática dos cursos Técnicos integrados ao Ensino Médio do campus Farroupilha, visando proporcionar situações de aprendizagem diferenciadas, auxiliando de maneira dinâmica e estimulante, sanando as dúvidas e diminuindo esse déficit na aprendizagem. O projeto é baseado na resolução de exercícios e atendimento às necessidades particulares. Com a implantação dessa metodologia de ensino deseja-se contribuir para a redução nos índices de reprovação e evasão, utilizando-se para isto métodos diferenciados de aprendizagem, além de recursos didáticos como material concreto e softwares, para proporcionar aos estudantes um maior conhecimento dos conceitos matemáticos nas variadas aplicações. Além disso, a monitoria tem importante papel na formação do discente, contribuindo para desenvolvimento humano e social. Assim, espera-se que a monitoria contribua de maneira eficaz na aprendizagem de matemática, além de estimular a cooperação entre os estudantes. Para isso são disponibilizados horários para que os alunos tenham um atendimento com o monitor de forma que possam sanar suas dúvidas e fortalecer seus conhecimentos fora da sala de aula tradicional de maneira mais descontraída e particular onde pode ser observado uma melhor adesão dos alunos, que após conhecerem a monitoria tiveram melhores resultados e continuam a frequentar mesmo fora de período de avaliações, além da criação de novas ferramentas que ajudam os professores no ensino de alguns conteúdos específicos de forma mais lúdica e evidente para os alunos. Assim, através do feedback parcial dos alunos e professores, pode-se concluir que o projeto aproxima os alunos da matemática de uma maneira mais confortável para que encontrem as soluções para suas dúvidas e melhorem seu desempenho escolar.



Palavras-chave


Monitoria, Matemática, Aprendizagem.

Texto completo: PDF