Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Interações Afirmativas:Uma experiencia a partir da vivência
Maria Clara Fragozo Maciel, Jorge Luiz dos Santos de Souza, Pâmela de Moraes Fernandes

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Projeto Interações Afirmativas é um projeto de ensino do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Câmpus Vacaria que contém como objetivo proporcionar um diálogo entre alunos e servidores do câmpus sobre  questões de gênero,sexualidade,raça e etnia, trabalhando a igualdade e valorização de diferentes culturas. Este projeto justifica-se a fim de proporcionar um ambiente diverso e acolhedor para toda comunidade acadêmica do IFRS câmpus Vacaria, bem como auxiliar na permanência dos sujeitos de direitos das políticas de ações afirmativas institucionais. O objetivo deste trabalho é demonstrar a experiência proporcionada por meio de uma vivência participativa em uma comunidade indígena onde pode-se experienciar o modo de vida e a cosmovisão dos Mybiá guarani em Viamão, vivencia esta promovida pela PROEM e NAAf do Campus Viamão com a participação de vários campi do IFRS. Tivemos participação em  diversas atividades como: Danças culturais, piquenique ao ar livre que para os membros da comunidade é um momento de partilha e de reflexão com todos, trilha onde aprendemos o valor do silêncio e da contemplação de uma vista magnífica da paisagem da aldeia. Conhecemos a escola e os lugares mais importantes da comunidade e, ainda, podemos compreender sua relação com a natureza, o tempo e com os diversos membros da tribo. Foi uma grande experiência como aluna do primeiro ano do ensino médio integrado em agropecuária pois sem a participação no projeto não teria vivido tal conhecimento e provavelmente nem saberia sobre diferentes tipos de tradições e, no caso em questão, relacionando com meu curso, sua relação com a terra e o modo de produção dos Guaranis.



Palavras-chave


ações afirmativas, vivência, povos indígenas.

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