Última alteração: 16-12-2023
Resumo
A oferta de projetos que contemplem bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio esbarra na tarefa de preparar esses alunos para a prática acadêmica da produção científica. Tomando por base esse contexto, propomos o projeto “LABIC – Viamão: Laboratório de Iniciação Cientifica para alunos do Ensino Médio Integrado do Campus Viamão”, levando em conta os princípios da aprendizagem criativa e com o objetivo de prover aos alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio fundamentos de iniciação científica. As atividades estão sendo oferecidas nos turnos da manhã e da tarde, possibilitando que os alunos dos cursos técnicos integrados possam participar no turno inverso das suas aulas. As atividades estão sendo oferecidas em três blocos, de acordo com os objetivos específicos do projeto: oficinas de técnicas de produção científica escrita; oficina de desenvolvimento de apresentações acadêmicas utilizando aplicativos on-line, e oficina de apresentação oral de trabalhos acadêmicos. Até o momento já foram realizadas seis, das dez oficinas de produção científica escrita previstas e foram abordados os seguintes temas: o que é ciência e método científico; introdução ao plano de pesquisa (observação do problema e levantamento de hipóteses); o foco das pesquisas e as hipóteses; delimitação do tema; citar e referenciar bibliografia. Os próximos tópicos, que serão desenvolvidos nos meses de setembro e outubro, abordarão os temas: dialogando com o texto; resumindo seu trabalho e integração do trabalho acadêmico. Ainda em setembro, serão oferecidas as oficinas de desenvolvimento de apresentações acadêmicas utilizando aplicativos on-line e de apresentação oral de trabalhos acadêmicos, preparando os alunos para suas apresentações nas mostras científicas dos campi do IFRS e de Bento Gonçalves. Os participantes trazem seus próprios projetos (de iniciação científica ou integradores) para serem trabalhados nas oficinas, a fim de estimular o protagonismo discente e a aprendizagem criativa, por meio de atividades gamificadas (por exemplo, utilizando o aplicativo Quizizz) que desenvolvem o raciocínio crítico e a colaboração entre os participantes.