Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A promoção das habilidades individuais sob a perspectiva inclusiva e colaborativa no projeto “Nossos Talentos”: uma proposta do Programa de Ensino CAIC
Richellen Rodrigues Ramos, Andrea Jessica Monzón, Diolinda Franciele winterhalter

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Programa de Ensino CAIC - Capacitação, Acessibilidade, Aprendizagem e Inclusão em Colaboratividade busca auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem e ampliar as oportunidades formativas de licenciandos/as estudantes do IFRS-Campus Feliz. Durante o acompanhamento desses estudantes, foi identificado que eles possuem inúmeros talentos e habilidades. A partir do mapeamento dessas capacidades e saberes em edições anteriores, foi proposto o Projeto “Nossos Talentos”, que visa trazer visibilidade às potencialidades de estudantes que muitas vezes são vistos apenas por suas fragilidades e/ou dificuldades. O projeto busca proporcionar momentos interativos e estimulantes envolvendo habilidades artístico-culturais e esportivas, nas quais os/as alunos/as, especialmente com Necessidades Educacionais Específicas (NEE’s), tenham a chance de serem protagonistas, compartilhando seus talentos e encorajando outros a desenvolverem capacidades e habilidades. Com  o apoio de servidores/as, projetos parceiros e estudantes, identificamos aqueles que demonstram habilidades e interesse por música, dança, desenho, fotografia, esportes, entre outros, e os/as convidamos a participar em atividades no projeto. Para melhor comunicação, foi criado um grupo na plataforma WhatsApp e também,destinamos um espaço para produções e reuniões, o qual denominamos “Ateliê Nossos Talentos”. Nesses encontros, com o apoio dos estudantes, definimos datas e temáticas a serem contempladas com atividades que trabalham habilidades artísticas e esportivas, com diferentes formas de expressão. A atividade “Delineando as Férias” buscou incentivar as habilidades de desenho e pintura corporal, instruindo e dando espaço aos estudantes para expressarem suas intenções para as “férias de inverno”. Outra atividade realizada foi a “Jogada de Estudante”, que trouxe visibilidade aos talentos com diferentes jogos esportivos e pedagógicos, proposta em homenagem ao Dia do Estudante. Em fase de planejamento, temos a atividade “Talentos Gaúchos” que contará com expressões e vivência da cultura gaúcha por parte dos estudantes no Campus, próximo a essa data festiva no mês de setembro. Como resultados, tivemos envolvimento e participação de estudantes de diferentes cursos do ensino médio integrado, tanto na organização das atividades, trabalhando de forma colaborativa, quanto em suas execuções, gerando momentos de descontração e expressão através de diferentes linguagens, o que despertou o interesse, partilha e empolgação em momentos de aprendizagem conjunta entre pares. Além do envolvimento dos estudantes nessas atividades, houve contribuições artísticas em outros eventos do Campus, ressaltando a relevância de proporcionar maior visibilidade aos diferentes tipos de talentos e habilidades no contexto escolar. Consideramos que, de forma colaborativa e transdisciplinar, foi possível estimular o desenvolvimento de novas habilidades e capacidades, contribuindo para a formação integral, com o auxílio de vários/as educadores/as em diferentes momentos.

Palavras-chave


Educação inclusiva; Habilidades individuais; Potencialidades; Colaboratividade.

Texto completo: PDF