Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Uma experiência de autoria musical
Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Celson Roberto Canto Silva, André Gustavo Bobrzyk

Última alteração: 02-02-2024

Resumo


A prática musical é uma atividade artística compartilhada por profissionais e amadores. Para amadores, costuma ser um momento de lazer e uma oportunidade confraternização. Na maior parte das vezes, pessoas não profissionais reproduzem composições de outrem e não se aventuram em um aspecto fundamental da arte que é a autoria de suas próprias obras.

Os autores destre trabalho decidiram realizar uma experiência artística musical para além da reprodução de músicas consagradas de autores que lhe caros. Propuseram-se a viver a experiência da criação de músicas. Cabe ressaltar que nenhum dos participantes apresenta formação na área. Trabalham, isto sim, nos campos da educação, meio ambiente e informática. Também não são jovens buscando uma carreira musical, mas profissionais entre 40 e 55 anos. O objetivo, de fato, foi perceber o que tal experiência pode proporcionar na percepção que não profissionais têm da arte, mais especificamente, da música.

Ao longo de um ano, foram criadas mais de dez músicas de forma colaborativa, foram realizados ensaios e foram reaizadas gravações para publicação. Pode-se afirmar que tal prática produziu alguns efeitos importantes no grupo:

- compreensão do que é o processo criativo com vistas à produção de uma obra de arte;

- compreensão das dificuldades da criação colaborativa;

- compreensão da arte como expressão de sentimentos e ideias;

- compreensão retrabalho necessário para o aprimoramento artístico;

- compreensão da relação melodia / letra na música

Pode-se afirmar que a experiência de autoria levou a uma percepção mais profunda da importância da dimensão artística na natureza humana. Tal atividade, portanto, não deveria ficar restrita a profissionais.

 


Palavras-chave


Autoria, Música, Experiência

Texto completo: PDF