Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Nuvem das vogais
Joana Pazim, Osmar Lottermann, Ana Paula Vargas de Jesus Buyanoff Nunez, Miurel Tatiane Coelho

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Este resumo apresenta uma atividade realizada por nós, bolsistas do Programa Residência Pedagógica do IFRS – Campus Farroupilha, programa este que faz parte da CAPES, os alunos são do 1º ano do Ensino Fundamental, anos iniciais, de uma escola da Rede Municipal de ensino da cidade de Farroupilha, tendo como orientador o Professor Doutor Osmar Lottermann. A turma é composta por nove alunos e iniciamos focando na área de linguagens, com alfabetização. Quando chegamos à escola, os alunos estavam em um lento processo de alfabetização, começando a identificar as vogais. Analisando, decidimos trabalhar através do lúdico, levando em consideração a importância desse recurso que é fundamental nessa etapa escolar, utilizando como instrumento o jogo “Nuvem das Vogais”. O objetivo desta metodologia é instigar os alunos a pensar; desenvolver a atenção, a concentração e a coordenação motora fina; a ter noção de espaço e, de forma natural, a reconhecer as vogais brincando, pois, consideramos que o brincar também é uma forma de aprender, como nos ensina Samantha Dias de Lima (2021). O jogo é realizado com um dado com as vogais, diversas cartas com figuras que começam com vogais e uma caixa em forma de nuvem para colocar as cartas já selecionadas pelos alunos. A sistemática é identificar as figuras cujos nomes iniciem com a vogal sorteada. Ao final da atividade, percebemos que os alunos a realizaram com leveza, respeitando cada um o seu tempo para fazer a assimilação entre a vogal e a figura, tornando o aprendizado mais interessante para esse nível escolar.

Palavras-chave


Anos iniciais; Alfabetização; Lúdico.

Texto completo: PDF