Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Experiências práticas: Construindo conhecimento com a mão na massa!
Carolina Pereira Simoni, Cíntia Lisiane da Silva Renz

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A busca por um ensino mais participativo e qualificado nas escolas brasileiras é tema de muitas discussões entre os profissionais da área. As estratégias de  ensino  que se utilizam de ações práticas, oportunizando ao aluno um papel protagonista na sua aprendizagem, também chamada de aprendizagem ativa, ampliam o leque de estratégias na busca de qualificação do ensino. Nesse viés, o projeto está amparado no pressuposto de que o sujeito constrói conhecimento a partir da ação. Pôr em prática os conteúdos trabalhados em sala de aula, através de experiências concretas é uma possibilidade de ampliar os conhecimentos formais dos alunos. O projeto tem como objetivo analisar as falas iniciais dos alunos participantes da miniempresa a respeito de suas expectativas e conceitos trabalhados em sala de aula e comparar com as falas ao final da experiência prática. A atividade foi desenvolvida ao longo de 3 meses através de uma empresa simulada com 22 alunos do ensino médio integrado ao técnico em administração, em que esses colocaram em prática os conhecimentos teóricos de capitalização de uma empresa, cálculo de custos, preço de venda e cálculode impostos, até então trabalhados apenas em sala de aula. No encontro inicial foi aplicado um questionário com 5 perguntas via google forms e no final da atividade prática foi aplicado  um segundo questionário com 4 questões que nos permitiram compreender a adesão aos ensinamentos aplicados. O questionário inicial demonstra que 80% dos alunos se interessaram no projeto para adquirem novas experiências administrativas, e que 73,3% dos participantes afirmaram não se sentirem preparados para o mercado de trabalho apenas com aulas conceituais, sem as práticas. Já no segundo questionário 100% dos alunos responderam que após a experiência prática conseguiram compreender os conceitos de gestão de uma empresa, 100% dos alunos também responderam que estariam preparados para o mercado de trabalho na área administrativa e, além disso, 100% dos alunos tiveram respostas extremamente positivas quando perguntados sobre a experiência vivenciada durante o projeto. Percebe-se que, grande parte dos estudantes, consideraram a experiência um bom caminho para entender os conceitos teóricos.


Palavras-chave


Conhecimento; experiência; prática

Texto completo: PDF