Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Sessão Cineclube Júnior e a formação audiovisual infantil em Rio Grand
Júlia Arocha Pereira, Raquel Andrade Ferreira, Luiz Fernando dos Reis Rodolfo

Última alteração: 19-02-2024

Resumo


A sessão Cineclube Júnior é uma ação voltada para o público infantil do projeto Cineclube OfCine. O Cineclube é um projeto de extensão de ação-formativa voltado para o cinema, sendo realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande, por meio do Núcleo de Produção Audiovisual OfCine, Vinculado ao Grupo de Pesquisa O Audiovisual Latini-Americano do Século XXI - OfCine (CNPq/IFRS). As atividades tiveram início no ano de 2022 com duas exibições do filme Brasil animado, da diretora Mariana Caltabiano, lançado no ano de 2011, sendo realizadas no anfiteatro do IFRS, com público de 250 alunos das séries iniciais, oriundos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Juvêncio Lemos e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa. O filme conta a história de dois cachorros chamados Stress e Relax, um empresário e um diretor de cinema que procuram pela árvore brasileira mais antiga, o grande jequitibá-rosa. As ações são organizadas seguindo um cronograma envolvendo curadoria e divulgação, que consiste em realizar a escolha dos filmes para logo a seguir dar início a divulgação. Todo processo de informação parte de publicações nas redes sociais e contato direto com as escolas, por meio de visitas realizadas pelas bolsistas, para oferecer um convite mais acolhedor. Para o ano de 2023, o projeto intenta receber outras escolas da cidade e, também, realizar quatro exibições quinzenais que ocorrerão no anfiteatro do IFRS, nos meses de setembro e outubro. Como forma de incluir ainda mais nossos pequenos, o projeto realizará em outubro, exibições voltadas para crianças portadoras de deficiências, com o apoio da APAE de Rio Grande. Através das apresentações dos filmes, é possível mediar alguns dos primeiros contatos das crianças com o ambiente da sala de cinema e do IFRS. Tais eventos têm permitido mostrar obras que não circulam nas grandes mídias e que possuem valor pedagógico, distanciados dos discursos hegemônicos que dominam as salas de streamings e grandes bilheterias. A relevância do projeto reside em contribuir para a alfabetização visual e, também, incentivar desde a infância a formação de um público e plateia interessados em conhecer e aprender sobre diferentes culturas e formas de ver o mundo.


Palavras-chave


Cinema, educação, formação.

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