Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Processo de design aliado à valorização do território no desenvolvimento da identidade visual para as mulheres rurais da UNICAFES-PR
Ana Carolina Colling, Andréia Mesacasa, Kelen Renata Rosset, Alessandra Tonin Incerti, Camila Carmona Dias

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


A União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) foi fundada em junho de 2005, em Luziânia/GO. A sede funciona em Brasília (DF) e representa nacionalmente as cooperativas. Seu objetivo é fomentar o cooperativismo solidário, que se relaciona com a agricultura familiar, povos tradicionais, assentamentos da reforma agrária, entre outras categorias, visando o desenvolvimento sustentável nas ações de apoio aos associados e associadas. Em 2005, foi fundada a UNICAFES Paraná, que conta atualmente com 58 cooperativas em 42 municípios. Internamente à UNICAFES reside a Secretaria de Mulheres, um canal de representação do público feminino que visa a inserção das mulheres no cooperativismo solidário, tendo em vista que estas também participam da produção de alimentos e, apesar de se fazerem presentes na construção de processos importantes na sociedade, sua invisibilização ainda prevalece. Dado o exposto, esta pesquisa aborda o desenvolvimento de produtos gráficos destinados à UNICAFES-PR, em especial a formulação da identidade visual de uma marca voltada às mulheres rurais que integram a Secretaria das Mulheres do referido estado. A problemática deste estudo consistiu no reconhecimento da autonomia das mulheres dentro das cooperativas, bem como na promoção de estratégias de engajamento e pertencimento que perpassem as questões de gênero e equidade. Assim, tendo em vista a relevância da luta das mulheres agricultoras no contexto de enfrentamento de barreiras econômicas e sociais, esta pesquisa teve como objetivo central a criação de uma identidade visual com ênfase no design territorial, a fim de gerar o reconhecimento visual dos produtos produzidos pelas mulheres rurais, em concomitância com a promoção da agricultura familiar e a valorização do território paranaense. Para que o objetivo fosse alcançado, a pesquisa baseou-se no paradigma da Design Science Research, no modelo de processo Design Inova Embalagem (DIEmb) e no Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA). Durante a aplicação da Design Science Research, foi utilizado um protocolo de coleta de dados que compreendeu quatro fases: compreensão do problema, geração de alternativas, desenvolvimento, avaliação e conclusão. Na etapa de desenvolvimento foi aplicado o modelo de processo Design Inova Embalagem (DIEmb) composto por cinco fases: planejar, investigar, analisar, projetar e testar que se desdobram em etapas, atividades e ferramentas. Além disso, na fase de coleta de dados foi utilizado o Instrumento Gerador de Mapas Afetivos (IGMA). Os mapas afetivos alinham-se ao conceito de território, pois relacionam a construção da subjetividade à identificação com os espaços construídos ou naturais, neste caso as diferentes regiões do estado do Paraná. Como resultado da pesquisa, espera-se que os produtos gráficos desenvolvidos correspondam a designs atuais e promovam a identificação e o reconhecimento da marca das mulheres rurais vinculadas à UNICAFES/PR, juntamente com a promoção do território paranaense e suas características materiais e imateriais.



Palavras-chave


Território; Mulheres; Identidade visual;

Texto completo: PDF