Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Clube do livro: grupo de leitura de clássicos da literatura
Cecília Ferreira Netto, Abel da Silveira Viana, Júlia de Oliveira Souza

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto oportuniza a vivência da literatura no espaço do Câmpus Osório do IFRS, promovendo um grupo de leitura com estudantes interessados/as em ler e discutir clássicos da literatura brasileira e mundial. Essa experiência é diferente das que acontecem no contexto dos componentes curriculares, inclusive de Língua Portuguesa e Literatura, uma vez que a participação acontece por afinidade com a proposta. O projeto, que tem como público principal estudantes do ensino médio, prevê encontros semanais de 1h, em horário entre turnos, de modo a atender todos/as estudantes do Câmpus. Num âmbito geral, o projeto justifica-se uma vez que o acesso à arte e à cultura é um direito garantido pela Constituição Federal. Em termos propriamente educacionais, o projeto justifica-se por proporcionar aos seus/às suas participantes uma base sólida em relação à leitura e interpretação de textos, habilidades importantes para a formação profissional e humana. Junto do docente gestor, compõem a equipe do projeto, como discentes voluntárias, duas estudantes do segundo ano do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. O projeto é de iniciativa dessas estudantes, que sentiram a necessidade de formar um grupo de leitura para promover entre estudantes debates sobre clássicos da literatura. O objetivo geral do projeto é instigar, motivar e viabilizar a leitura e o debate sobre clássicos da literatura, promovendo a formação cultural, em conjunto com outras ações desenvolvidas no IFRS Câmpus Osório. Em relação aos objetivos específicos, o projeto pretende incentivar a leitura de textos literários; valorizar a Arte e Cultura no cotidiano dos alunos, como elemento sociocultural; contribuir para a qualificação e aprimoramento dos estudantes em sua formação integral; incentivar a formação dos alunos como protagonistas na área cultural; e apoiar o desenvolvimento cultural na região. Nesse sentido, a metodologia de execução do projeto está baseada na organização e condução da leitura e da discussão sobre as obras escolhidas pelos/as pŕoprios/as participantes, a partir de sugestões do orientador. Os/as participantes dedicam uma média de duas horas semanais para a leitura das obras. Uma vez por semana, o grupo se reúne no Laboratório de Línguas do Câmpus, para discutir a leitura pré-definida. Nos dois primeiros meses de execução, já é possível afirmar que o projeto vem obtendo o resultado esperado: há em torno de 15 estudantes participando ativamente das reuniões, lendo e refletindo sobre o primeiro livro trabalhado, Dom Casmurro, de Machado de Assis. Nos debates, é possível perceber que os/as estudantes, muitos/as deles/as já leitores/as de literatura juvenil e de bestsellers, estão demonstrando grande interesse em conhecer os clássicos da literatura brasileira e mundial e percebendo como esses textos são mais ricos, complexos e desafiadores que os de literatura comercial.

Palavras-chave


Ensino; Leitura; Literatura.

Texto completo: PDF