Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Monitoria de apoio institucional no IFRS - Campus Vacaria
Emilli Parizotto Tochetto, Adair Adams, Núbia Oliveira Souza

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A constituição e a consolidação de uma instituição são mais efetivas quando há a participação de todos os envolvidos(as). Dentre a diversidade de ações que visam o pertencimento e a efetiva participação de toda comunidade interna, servidores e estudantes, o Campus Vacaria, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, instituiu, por meio da Instrução Normativa Nº 01/2022, o projeto de monitorias dedicadas a abranger o tripé educacional - pesquisa, ensino e extensão. O projeto objetiva fomentar estratégias institucionais que visam a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, utilizando práticas e experiências pedagógicas que incluem a cooperação e o envolvimento entre os discentes e docentes no âmbito acadêmico. As bolsas compreendem duas modalidades específicas: o apoio institucional, que confere a atuação dos estudantes nos setores administrativos; e o apoio técnico, que concede aos mesmos o desenvolvimento de ações vinculadas ao ensino, pesquisa, extensão, administração e planejamento. Das diversas metodologias que podem ser usadas para análise dos resultados do projeto, fez-se a escolha da autoetnografia,  que é a descriçaõ da experiência vivida por duas bolsistas, Emilli Parizotto e Núbia Oliveira, dos cursos técnico em agropecuária e bacharelado em agronomia, respectivamente, as quais atuam como bolsistas remuneradas no projeto de monitoria de apoio institucional. Esta análise partiu da percepção das bolsistas quanto aos benefícios que estes projetos podem proporcionar na formação e preparação profissional dos estudantes envolvidos, assim como sua contribuição para o âmbito acadêmico do Campus Vacaria. O recorte metodológico é da autoetnografia analítica, a fim de gerar uma reflexão quanto ao que as ações instigam na vida pessoal, acadêmica e profissional dessas monitoras. Dentre as principais atividades realizadas no período de execução do projeto vigente, pode-se destacar a atuação no setor da biblioteca, no setor de registros escolares, o apoio às coordenações de curso e preparação de aulas práticas de docentes que fazem a requisição de monitores. Os resultados parciais evidenciam a qualificação dos bolsistas em termos de aprendizagens, seja de ensino, pesquisa ou extensão, atendimento aos colegas estudantes que têm dificuldades em compreender alguns conteúdos dos componentes curriculares, cuidados com o ambiente de convivência do Campus, colaboração na consolidação da política de permanência e êxito do IFRS - Campus Vacaria. Do percurso no projeto, conclui-se que ele permite o protagonismo estudantil como um dos pilares de uma instituição de ensino que é de qualidade, pública e atende gratuitamente a todos de forma democrática e republicana.

Palavras-chave


Monitoria; Autoetnografia; Apoio Institucional

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