Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de matemática no Campus Restinga
Artur Henrique Silva Haefliger, Luís Felipe Kiesow de Macedo

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A matemática, além de compor sua área própria nas ciências, também é o estudo necessário para o desenvolvimento dos conhecimentos, teorias e compreensão de outras áreas afins. Entretanto percebe-se, uma carência acerca dos conteúdos dessa disciplina que está diretamente ligada a um alto número de reprovações. Sendo assim, fez-se necessário um projeto no qual os estudantes tenham um espaço para expandir, praticar ou resgatar seus conhecimentos de matemática. Essa demanda foi alavancada pelos eventos ocorridos nos últimos anos, aulas remotas ou APNPs não foram o suficiente para manter o nível de ensino e deixaram lacunas no aprendizado desses estudantes. Dito isso, percebeu-se indispensável a continuidade do projeto no Campus Restinga. A monitoria de matemática tem por objetivo auxiliar os/as estudantes em suas dúvidas e dificuldades; promover a cooperação mútua entre discentes e docentes e permitir experiência com atividades de ensino, pesquisa e extensão além de contribuir para um índice de aprovação melhor, manter o nível e a qualidade da educação deste Instituto e consequentemente combater a evasão escolar. Tal iniciativa tem como sua casa o Laboratório de Educação Matemática (LEM), local onde são realizados os atendimentos individuais, propostas oficinas, criados materiais manipulativos, jogos digitais e físicos, desenvolvidas aulas de nivelamento, construídos materiais para PNE, dentre outras atividades que são organizadas pelos quatro orientadores e bolsistas dos projetos de monitoria e LEM. Chamar os estudantes para a monitoria de matemática dependeu principalmente da divulgação realizada através do coordenador e bolsista do projeto, do setor de comunicação, site do campus, e-mail institucional e panfletos em murais informativos, além da recomendação dos professores para que determinados estudantes comparecessem. São disponibilizados horários de monitoria quatro dias por semana nos quais qualquer estudante da instituição pode comparecer e tirar suas dúvidas, realizar listas de exercícios e exercitar seus conhecimentos, tudo isso com a ajuda do bolsista monitor. O projeto tem contribuído fortemente na recuperação de estudantes que ingressaram no campus com defasagem de matemática, equilibrando conhecimentos e contribuindo para a permanência e êxito. Mais que isso, este ano a monitoria conseguiu através de maior divulgação melhorar muito a frequência de estudantes, abrangendo praticamente todos os cursos e anos do ensino médio. Assim como proposto, maior frequência de estudantes; os recursos do laboratório foram melhorados e o espaço se tornou mais atrativo com diversas formas de ensinar e aprender e, até o momento, os/as estudantes que compareceram à monitoria apresentaram melhorias em suas notas e no seu entendimento dos assuntos abordados. O projeto está diretamente focado na permanência e êxito dos estudantes, fator imprescindível para qualquer instituição de ensino de alta qualidade, dessa forma, a Monitoria de Matemática tem se mostrado importante para o Campus Restinga.

Palavras-chave


Ensino; Matemática; Monitoria

Texto completo: PDF