Última alteração: 16-12-2023
Resumo
O projeto propõe a implementação de um programa de monitoria com a criação de estratégias para resolução dos problemas propostos, destinado ao componente curricular de resistência dos materiais no curso de técnico em mecânica integrado ao ensino médio no campus Ibirubá. Observa-se que as dificuldades dos alunos são principalmente na organização dos dados dos problemas, ou seja, não é seguido um procedimento ou estratégia de análise dos problemas. Além disso, a monitoria consiste em oferecer suporte aos alunos, seja de forma individual ou em grupos, em horários previamente acordados entre o professor coordenador do projeto e o monitor do componente. A monitoria tem como principal objetivo proporcionar aos alunos uma oportunidade valiosa para aprofundar seus conhecimentos, especialmente quando o professor não está disponível para atendimento. A monitoria não apenas beneficia os alunos em busca de ajuda, mas também enriquece o aprendizado do próprio monitor, pois ao auxiliar seus colegas com dúvidas, o monitor aprimora seu conhecimento no assunto, tornando-se uma atividade que combina ensino e aprendizado. A escolha de implementar a monitoria no componente de Resistência dos Materiais é justificada pela complexidade desse tópico no currículo do curso de mecânica. Ele se baseia em princípios da física, outro componente pelo qual os alunos geralmente enfrentam dificuldades. Portanto, a monitoria é vista como uma necessidade para fornecer suporte aos alunos nesse assunto desafiador. O projeto será desenvolvido através da pesquisa e estudo realizado pelo bolsista com a orientação do coordenador do projeto. Serão elaboradas, em forma de roteiros, estratégias para resolução dos problemas. Além disso, serão criados grupos de estudos dirigidos ao desenvolvimento de atividades e resolução dos exercícios do componente. Com a monitoria e as estratégias criadas, esperasse que ocorra uma melhora no desempenho dos alunos e assim uma diminuição nas reprovações.