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Alfabetização científica como uma possibilidade de inclusão social
Nícolas Kempf da Silva, Ivo Mai

Última alteração: 19-02-2024

Resumo


Atualmente a sociedade onde estamos incluídos demanda cada vez mais pessoas altamente capacitados tanto na questão técnica quanto em seus conhecimentos científicos, com o mundo do trabalho estando mais exigente quanto ao nível de preparação do profissional qualificado. Por isso, o projeto de Alfabetização científica como uma possibilidade de inclusão social tem como objetivo criar um ambiente amigável e inclusivo que favoreça o entendimento das áreas de física, química e matemática como conhecimento contemplando a fundamentação científica das aplicações no mundo do trabalho. O projeto faz, para tal, uma desmistificação de tradicionais dogmas que grande parte da população possui das ciências exatas. Um exemplo disso é o senso comum de que tais áreas são de difícil compreensão e demandam exaustivo estudo para o aperfeiçoamento individual neste campo do conhecimento humano. Na sua origem do projeto o público-alvo eram alunos e demais cidadãos de Ibirubá e região. Porém, atualmente entendemos que podemos ampliar o alcance das nossas ações fazendo a preparação de professores que atuam em escolas públicas da região. As atividades realizadas no projeto envolvem experimentos dinâmicos de observação e investigação, utilizando como metodologia o método científico que inclui observações, análises, comparações, investigações, críticas e discussões entre o público participante sobre os dados coletados, resultando em discussões e avaliações individuais através de questionários via planilha eletrônica, sobre os experimentos realizados, visando sempre a participação ativa dos integrantes com mediação com a equipe do projeto. Os experimentos abordados nas atividades possuem, como tema, conteúdos presentes na base curricular do ensino fundamental e médio considerados importantes para despertar o interesse e, consequentemente induzir os participantes a buscarem o aperfeiçoamento científico e tecnológico. Tais temas envolvem conteúdos presentes nos componentes curriculares de ciências e matemática fazendo dos experimentos bons exercícios dinâmicos pois demandam do conhecimento amplo e raciocínio lógico do aluno. A análise das respostas dos questionários nos permitem concluir que os objetivos estão sendo alcançados e as contribuições dos participantes apontam possibilidades da continuidade e melhorias do projeto.



Palavras-chave


Alfabetização Científica. Ensino de Ciências. Inclusão social.

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