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Experiências e aprendizagens a partir do projeto de extensão “Sopro Podcast”
Vitória Carolina Martins Marcolin, Michele Savaris

Última alteração: 19-02-2024

Resumo


O Sopro: um projeto de cultura e literatura é um projeto de extensão do IFRS - Campus Bento Gonçalves que está em sua terceira edição. Criado em 2021, conta, atualmente, com a participação de uma bolsista, estudante do Curso de Letras, dois docentes efetivos do IFRS, além de dois membros externos. A partir do entendimento de que a cultura e a literatura são essenciais para o desenvolvimento de todos os cidadãos é que o projeto foi elaborado, visando a facilitar o acesso a tais temas e debates de forma on-line, principalmente durante o período pandêmico. Assim, o trabalho se torna importante por possibilitar a difusão desses assuntos de maneira prática aos ouvintes. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é relatar as experiências adquiridas a partir do projeto, além de analisar o que já foi produzido e qual o alcance e/ou retorno do público ouvinte. A metodologia utilizada para o trabalho é a pesquisa quali-quantitativa, pois usou-se como base tanto os aspectos de percepção, quanto aspectos estatísticos para o alcance dos objetivos. Como resultados, é possível dizer que, até o momento, o projeto tem sido uma fonte hábil de divulgação de conteúdos literários, sendo usado, por exemplo, como material de apoio em sala de aula, segundo relatos feitos por ouvintes. Além disso, é válido afirmar que os participantes, incluindo os bolsistas das edições anteriores, conseguiram adquirir maiores conhecimentos culturais, tendo em vista seu futuro acadêmico, além de proporcionar experiências como: produção de conteúdo para divulgação dos episódios nas redes sociais; leitura das obras abordadas nos episódios; investigação sobre o contexto de produção da obras; ampliação acerca dos conhecimentos relativos à vida dos autores; elaboração de resumos acadêmicos; participações e destaques em mostras e oficinas; contato com escritores e pesquisadores importantes; publicações de resumos em anais. Outrossim, conforme dados disponibilizados pelas plataformas em que os episódios do podcast são publicados, até o momento, são mais de 1600 audições, sendo que, mais ou menos, 79% delas são advindas do Brasil e outros 21% de outros países, como Alemanha e Estados Unidos. Sendo assim, conclui-se que o projeto tem cumprido seu dever enquanto ação de extensão, o de agir em função das exigências da realidade, proporcionar intercâmbio de conhecimentos entre instituição de ensino e sociedade, além de contribuir na formação de estudantes e na qualificação de professores através dos conteúdos disponibilizados. Os relatos dos ouvintes, em sua maioria feitos através de mensagens de áudio ou de conversas informais, confirmam a relevância da divulgação dos conteúdos.

Palavras-chave


Podcast; Extensão; Literatura.

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