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A leitura do texto literário sugerido pela escola como elemento humanizador e facilitador para a criação de estratégias discursivas que dialoguem com os temas da atualidade
Natália Branchi, Izandra Alves

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


As atividades da leitura e da escrita constituem-se como práticas importantes para o desenvolvimento de um indivíduo e para a sua inclusão na sociedade, uma vez que colaboram para a autonomia e a consciência necessárias para a tomada de decisões. Destacamos, ainda, o valor que tem o texto literário como fundamental elemento capaz de contribuir para simbolizar a vida e, consequentemente, recriar possibilidades reais aos indivíduos para (re) contruírem-se. Nesse sentido, entende-se que, a partir de seu caráter humanizador e das reflexões que o texto literário  propõe, os leitores são interpelados a interpretar e recriar seus mundos, bem como são fomentados a produzir e construir seus próprios textos. Com base nisso, a pesquisa “A leitura do texto literário sugerido pela escola como elemento humanizador e facilitador para a criação de estratégias discursivas que dialoguem com os temas da atualidade” busca averiguar como as leituras de textos literários sugeridas pela escola e realizadas por estudantes concluintes de duas turmas do Ensino Médio, do IFRS-Campus Feliz, influenciam na elaboração de estratégias discursivas que permitam, também, o diálogo com a atualidade. A metodologia baseia-se na pesquisa-ação, com busca de informações sobre a formação leitora dos alunos, tanto familiar quanto escolar, por meio de um questionário. Além disso, a partir de três obras literárias lidas e discutidas nas aulas, os estudantes escreveram textos que deveriam, de algum modo, dialogar com as temáticas suscitadas pelas leituras. Como ainda estamos em fase de descrição de dados e, por isso, não analisamos os textos em sua totalidade, o que se espera é que os estudantes sejam capazes de estabelecer relações entre os temas das obras e a atualidade, articulando a literatura e a vida em seus escritos. As produções estão sendo analisadas a partir de critérios embasados em preceitos de teorias da área da leitura e do texto, como, por exemplo, o caráter humanizador, preconizado por Antonio Candido, e os estudos de Ingedore Koch. Durante as análises dos textos, será observado, ainda,  se há menção aos temas sociais que emergem do texto literário, a articulação entre essas temáticas e os argumentos do estudante, além de aspectos composicionais de coerência e coesão, dentre outros. Como resultados preliminares, notamos que os estudantes são, em sua maioria, leitores e fazem relações críticas, empáticas e coerentes entre as obras e a atualidade, evidenciando o aspecto humanizador da literatura. Contudo, apresentam dificuldades com a utilização de elementos coesivos ao longo de suas escritas. Sabendo que as habilidades de ler e escrever são fundamentais para o exercício da cidadania, considera-se que os resultados obtidos pelo projeto podem contribuir com o trabalho dos professores da  área de Letras na busca pela qualificação da competência comunicativa de seus estudantes.

Palavras-chave


leitura; escola; estratégias discursivas

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