Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Eficácia da aplicação das políticas educacionais do Governo do Estado do Rio Grande de Sul
Carolina Gouvea Dornelles, Dolurdes Voos, Antonia Oliveira da Rosa, Tayná Menezes Lemes, Letícia dos Santos Rodrigues, Tabata Mardiana de Matos

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Este estudo é fruto da experiência de cinco discentes de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, que através do programa de Residência Pedagógica, financiado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, ministraram o conteúdo de geometria espacial para estudantes do terceiro ano do ensino médio na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul. O referido programa trouxe à tona algumas preocupações do dia a dia dos professores da rede pública estadual, especialmente no tocante às críticas e angústias provocadas pelas políticas educacionais que visam ao atingimento de elevados índices de aprovação dos estudantes. Atualmente, para os alunos que não atingem as médias necessárias para aprovação, as escolas precisam aplicar em diferentes prazos estudos e testes de recuperação, com o objetivo de fazer com que os alunos avancem de série anualmente, o que pode impactar nas taxas de reprovação escolar. Essa abordagem gera preocupações e desafios significativos no ambiente educacional, especialmente quanto à qualidade do ensino ofertado e a eficiência da política adotada. Paralelamente, durante o programa de Residência Pedagógica foi evidenciado que os estudantes apresentavam significativa carência de conhecimentos consolidados em geometria plana, pertencentes ao currículo do ensino fundamental, prejudicando a aprendizagem dos conteúdos de geometria espacial, pertinentes ao nível médio de ensino. Diante desse contexto, o trabalho busca avaliar a eficácia das políticas educacionais em vigor, visando a qualidade da educação oferecida nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul e identificando os desafios enfrentados pelos professores na sua prática cotidiana. Para isso, serão analisados documentos divulgados pelo Governo Estadual, contendo informações quantitativas sobre os estudantes matriculados, frequentes, reprovados e aprovados a fim de entender o impacto das políticas de recuperação nas taxas de aprovação. A bibliografia especializada será consultada a fim de compreender o papel da avaliação no processo educacional, analisando se os estudos de recuperação e as condições de aprovação dos estudantes, compostas de múltiplas datas, estão contribuindo de forma eficaz para o desenvolvimento educacional dos estudantes da rede pública.

Palavras-chave


Taxa de escolaridade; Taxa de reprovação; Políticas educacionais.

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