Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Os contextos investigativos como proposta de formação continuada
Júlio César Fontana da Silva, Edson Carpes Camargo

Última alteração: 16-12-2023

Resumo



A educação infantil, primeira etapa da educação básica, vem ganhando importantes contribuições no campo das políticas públicas e curriculares desde o final do século XX. Considerando a crescente contribuição da literatura em relação à educação das crianças de zero a cinco anos no cenário brasileiro, faz-se cada vez mais necessário pensar e refletir a formação inicial dos professores que atuarão nesta etapa, articulando propostas envolvendo o campo das diferentes áreas de conhecimento na sua formação. O projeto de ensino Estudo da(s) Infância(s) tem como objetivo proporcionar momentos de aprendizagem e formação inicial às/aos acadêmicos/acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia nas disciplinas envolvendo a teoria e prática na etapa da educação infantil como Estudos em Educação Infantil, Prática Docente na Educação Infantil e Estágio Supervisionado I: Educação Infantil. Além das atividades de formação inicial, o projeto contemplou a formação continuada de professores e professoras de escolas de educação infantil localizadas no município de Bento Gonçalves. Exemplo disso foram os contextos planejados para acolher professores e professoras de três escolas de Bento Gonçalves. Considerando a organização de uma sala referência da educação infantil por contextos investigativos e pautando a planejamento em uma metodologia de cunho qualitativo, organizamos os seguintes contextos para acolher aos participantes da formação: 1) desenho de observação com a utilização de tinta guache neon e luz negra; 2) exploração da projeção da luz, com a utilização de retroprojetor e blocos translúcidos geométricos; 3) mesa de luz com elementos da natureza para exploração, como folhas secas, gravetos, pinhas e flores. Na entrada da brinquedoteca do campus Bento Gonçalves, local onde foi realizada a formação, colocamos papel pardo e sobre ele vários elementos sensoriais como plástico bolha, pedras pequenas, gravetos e grãos. Antes de entrar, os participantes eram convidados a ficarem descalços para melhor explorar o ambiente. Durante os contextos, os participantes tiveram a oportunidade de experienciar o contato com diferentes materiais de diferentes texturas e materialidades. Consideramos importante mencionar que a articulação entre os saberes oriundos da instituição acadêmica com os saberes das instituições que acolhem a educação infantil contribui para que possamos pensar em outras formas de pensar as infâncias e a educação infantil. O projeto de ensino possibilita ao bolsista acompanhar as discussões sobre infâncias e crianças incentivando a formação para esta etapa da educação como possibilidade de continuidade em sua trajetória acadêmica em etapas posteriores.




Palavras-chave


educação infantil, contextos investigativos, formação de professores, ensino

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