Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Experiências docentes: aprendizado acerca do contexto literário
Maria Eduarda de Matos Zanatta, Caroline de Morais

Última alteração: 19-02-2024

Resumo


Este estudo apresenta as ações permeadas pelo projeto de extensão Laboratório de Contação de Histórias, desenvolvido no campus Farroupilha em parceria com a Prefeitura Municipal de Farroupilha. As atividades do projeto enfatizam a formação pedagógica de forma continuada para os docentes atuantes em turmas da Educação Infantil. Desse modo, tem-se como objetivo oportunizar encontros pedagógicos acerca da temática da contação de histórias, promovendo a troca de experiências e o pensamento crítico dos professores da rede municipal de ensino de Farroupilha, ressaltando estratégias e vivências voltadas para a contação de histórias no ambiente escolar. Com o propósito de atingir esse objetivo, o projeto de extensão tem como metodologia encontros mensais com cada grupo de professores. Ao total são quatro grupos compostos por aproximadamente quinze educadores, que se encontram para discutir e aprender aspectos voltados para a contação de histórias no ambiente escolar. Em cada encontro o primeiro momento é com um colaborador do projeto que faz uma fala sobre a literatura no ambiente escolar, trazendo embasamento teórico e formação crítica aos participantes. Para o segundo momento, abre-se um espaço para que os docentes indiquem as experiências vividas com as suas turmas. Esse debate versa sobre a escolha das obras literárias para fazer a contação de histórias, quais são as estratégias utilizadas para contar em sala de aula, quais os objetivos com cada método utilizado, entre outros aspectos que são permeados pela contação de histórias. Assim, oportuniza-se um momento de troca de experiências e conhecimentos entre os docentes, por intermédio dos encontros, os professores têm voz e espaço para debater as suas particularidades quanto à temática literária. Como resultados parciais, observa-se que os professores, após esse momento de formação complementar, são capazes de desempenhar novas condutas com o texto literário no ambiente escolar, priorizando a ludicidade e aplicando os ensinamentos advindos dos encontros promovidos pelo projeto de extensão. Ademais, a cada encontro com o grupo de professores, os participantes mostram-se mais ativos, envolvidos e contribuindo com suas próprias experiências. As considerações finais enfatizam como a troca de saberes entre os educadores e os momentos de formação pedagógica ressignificam a prática docente, qualificando-a, por meio de um ambiente interativo em que os professores aprendem com seus pares. Por conseguinte, as ações do projeto de extensão também beneficiam o aprendizado dos estudantes da Educação Básica, potencializando a leitura literária dentro das salas de aula desde a Educação Infantil. Dessa forma, as formações favorecem o aperfeiçoamento das funções didáticas desenvolvidas pelos professores municipais.


Palavras-chave


Formação complementar. Docência. Extensão.

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