Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Society of Women Engineers - SWE IFRS
Luiza Borges Polesso, Fabiana Lopes da Silva

Última alteração: 14-02-2024

Resumo


Desde o princípio, a história tem sido marcada pela contribuição significativa das mulheres em diversas áreas do conhecimento, desempenhando papéis cruciais que levaram a avanços sociais notáveis. No entanto, a ciência, por muito tempo, foi erroneamente considerada uma atividade predominantemente masculina, perpetuando um estigma que persiste até os dias atuais. Esse estigma tem resultado na desvalorização e na inadequada remuneração do trabalho intelectual das mulheres no campo científico. Para combater essa persistente desigualdade de gênero e promover a participação ativa das mulheres nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), a Society of Women Engineers (SWE) desempenha um papel crucial desde sua fundação em 1950. A SWE se destaca através de programas de mentoria, concessão de bolsas de estudo, realização de eventos de networking, organização de conferências e advocacia pela equidade de gênero. Essas iniciativas criam uma comunidade de apoio que capacita estudantes a buscar carreiras bem-sucedidas em STEM, quebrando as barreiras de gênero que ainda persistem em muitos desses campos. Nesse contexto, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) estabelece sua filiação à SWE para promover, em conjunto com os demais filiados, o empoderamento feminino entre suas estudantes e servidoras. Assim, surge o projeto SWE IFRS, cuja premissa fundamental é demonstrar que todos, independentemente do gênero, possuem a capacidade de superar desafios e alcançar suas metas no campo das STEM. Para atingir essa meta, elaboram-se ações como: palestras, parcerias com entidades de renome, transmissões ao vivo, e participação em eventos acadêmicos. A divulgação das mesmas é feita a partir da página do projeto no Instagram (@swe.ifrs). Em conjunto, o projeto fornece informações que incentivam cada vez mais mulheres a ingressar em cursos de STEM e, igualmente importante, a permanecer nesses cursos, capacitando-as a se tornarem profissionais empoderadas e confiantes em relação às suas habilidades e ao potencial de suas carreiras técnicas e científicas. No geral, as ações do projeto têm gerado resultados positivos, porém, estão sendo traçadas estratégias de expansão para alcançar um público ainda mais amplo e envolver mais colaboradores. Uma dessas estratégias inclui o desenvolvimento de um projeto intercampi e multidisciplinar, com o objetivo de estreitar os laços entre as alunas do IFRS e os cursos de STEM, promovendo um ambiente inclusivo e igualitário onde todas as mulheres possam prosperar em suas carreiras acadêmicas e profissionais. Essa iniciativa visa contribuir para a quebra definitiva das barreiras de gênero em STEM e para um futuro mais igualitário e diversificado nessas áreas de conhecimento.

Palavras-chave


Empoderamento feminino, Equidade de gênero, STEM, SWE IFRS, Inclusão.

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