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Olimpíadas Científicas: proporcionando conhecimentos e novas descobertas aos alunos das séries iniciais do ensino fundamental.
Luiza Hammes, Patrícia Anselmo Zanotta

Última alteração: 14-02-2024

Resumo


O projeto "Olimpíadas Científicas" é uma iniciativa de extensão de caráter multidisciplinar promovida pelo Campus Rio Grande do IFRS, em colaboração com as escolas E.E.E.F Agnella do Nascimento e E.E.E.F. Barão de Cêrro Largo. Este projeto reúne professores dessas instituições e cinco bolsistas dos cursos integrados do IFRS. As atividades ocorrem nas três escolas e beneficiam aproximadamente 431 estudantes, abrangendo desde alunos do ensino fundamental da rede estadual até estudantes do ensino médio da rede federal. O principal objetivo deste projeto é democratizar o acesso às diversas olimpíadas do conhecimento, incentivando a participação de estudantes, independentemente de sua situação socioeconômica. A nossa meta é orientar, desafiar, incentivar e motivar os alunos por meio de ações que ampliem os conhecimentos da comunidade escolar atendida. Entre as principais ações, destacam-se a divulgação das olimpíadas científicas nas instituições e na plataforma digital do projeto, a realização de atividades ministradas nas escolas parceiras e o acompanhamento das avaliações impostas pelas organizações de cada competição. As atividades são conduzidas pelos bolsistas por meio de encontros presenciais lúdicos e dinâmicos, colocando os alunos do ensino fundamental como principais protagonistas de sua aprendizagem. Apresenta-se neste resumo um recorte das ações do projeto, com foco nas séries iniciais, com as quais explorou-se até o momento a segunda edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas - OBMEP MIRIM. Como resultados intermediários qualitativos, observa-se um grande interesse dos alunos pelo projeto, um bom desempenho nas provas aplicadas, o envolvimento efetivo dos docentes e o desejo explícito de participar de futuras olimpíadas. Já como resultados parciais quantitativos, temos um total de 205 alunos inscritos, com a efetiva participação de 81% dos estudantes e o número de discentes aprovados para a segunda fase da olimpíada pode ser expresso em 42 vagas. Para os próximos passos, destaca-se a participação na segunda fase da OBMEP MIRIM e a procura de uma nova olimpíada que atenda aos interesses das escolas contempladas. Espera-se que os resultados parciais se mantenham até o término desta edição do projeto, com a possibilidade de expandir o número de alunos e escolas envolvidos nas próximas edições, conseguindo assim contemplar uma escola municipal, reforçando nosso compromisso com a prefeitura do município de Rio Grande enquanto participante do Programa Cidades Olímpicas da Ciência, do MCTI. Em resumo, o projeto "Olimpíadas Científicas" desempenha um papel crucial no desenvolvimento da educação e na identificação de novos talentos em diversas áreas do conhecimento.



Palavras-chave


OBMEP, democratização do conhecimento, motivação.

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