Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O Impacto da Pandemia na Educação: Uma Visão Estudantil de Quem Vivenciou
Bhrenda da Rosa Gomes, Anelise Lemke Kologeski

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


A pandemia de Covid-19, originada na China no final de 2019, trouxe medidas drásticas de saúde pública, como distanciamento social, uso de máscaras e aulas remotas. O ensino remoto trouxe desafios para alunos e professores, como falta de interação, acesso limitado à internet e problemas com dispositivos governamentais. A pandemia também resultou em evasão escolar e impactou a saúde mental dos estudantes. O estudo realizado pela Undime, Instituto Itaú Social e Unicef mostrou que mais de 90% dos municípios utilizaram aulas via WhatsApp e materiais impressos no ensino remoto durante a pandemia. Além disso, houve uma intensa adaptação docente para atendimento educacional, de forma remota. Pesquisas mostram que a falta de acesso à internet e de recursos tecnológicos adequados foram as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos. Muitas foram as estratégias adotadas para amenizar a situação. O IFRS Campus Osório realizou ações para amenizar os impactos negativos da pandemia na educação, incluindo a distribuição de cestas básicas para estudantes que fazem parte do Programa de Auxílios Estudantis. Além disso, os alunos receberam chips e tablets para acesso às aulas remotas, e uma equipe de servidores acompanhou diariamente os estudantes por meios diversos de comunicação. Assim, esse trabalho objetiva analisar como o uso de tecnologias na educação durante a pandemia afetou o processo de ensino-aprendizagem, incluindo vantagens e desafios enfrentados. A metodologia de pesquisa se deu com a investigação de múltiplas fontes, desenvolvendo um questionário sobre o suporte dos professores, dificuldades de concentração, acesso à internet e plataformas de aprendizagem, bem-estar mental dos alunos e solicitando opiniões sobre o ensino à distância para os participantes que responderam às questões. A pesquisa revelou que os alunos enfrentaram várias dificuldades durante as aulas remotas. Entre os principais desafios estavam o acesso limitado à internet e recursos tecnológicos, necessidade de autodisciplina e organização, além da falta de interação social e suporte emocional proporcionados pela falta do ambiente escolar físico. Isso destaca a importância de investir em infraestrutura tecnológica e capacitação dos profissionais da educação para enfrentar crises futuras e valorizar o ambiente escolar como espaço de interação e aprendizado, mesmo durante o ensino remoto.



Palavras-chave


pandemia, educação, tecnologias

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