Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Ateliê dos números
Karoline Nunes de Oliveira, Adriana Ferreira Boeira

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Ateliê dos Números é um projeto indissociável que tem como objetivo contribuir para a formação inicial, profissional e cidadã dos(as) acadêmicos(as) do curso de Licenciatura em Pedagogia, do IFRS, Campus Vacaria. Para isso, ao articular ensino, pesquisa e extensão, possibilita a reflexão e a produção do conhecimento sobre a prática docente, especialmente, sobre a concepção, elaboração, utilização e avaliação de materiais didáticos (físicos e digitais e materiais lúdico-manipulativos) que contemplem os campos de experiência da Educação Infantil e as habilidades da área da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dessa forma, o projeto é desenvolvido juntamente com acadêmicos e professores do curso de licenciatura em Pedagogia, envolvendo o ensino e a pesquisa de forma interdisciplinar, pois ao cursarem o componente curricular Abordagens Teórico-Metodológicas de Matemática I e II, e outros do quarto e sexto semestre, respectivamente, os(as) acadêmicos(as) com a orientação dos(as) professores(as), realizaram estudos acerca  dos aspectos que compreendem o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Os estudos permitiram a compreensão sobre a importância dos materiais manipulativos e jogos didáticos para o ensino e a aprendizagem dos conceitos matemáticos; as noções matemáticas presentes no cotidiano da crianças; as dimensões metodológicas do ensino da matemática, aprofundando as estratégias de resolução de problemas e as atividades lúdico-pedagógicas; as relações Étnico-Raciais e a matemática; bem como o estudo e a revisão da legislação e regulação vigente acerca das diretrizes curriculares para a Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após e concomitante à realização das atividades de ensino e pesquisa, os(as) acadêmicos(as) juntamente com a bolsista do projeto, a partir dos referenciais teóricos, elaboraram em sala de aula e em horários extraclasse, materiais didáticos, registrando em formulário seus objetivos, instruções de como podem ser reproduzidos e explorados pelos professores, a fim de qualificar o desenvolvimento e a aprendizagem sobre a etnomatemática com as crianças. Portanto, os referidos materiais privilegiam a valorização à diversidade cultural presente na matemática, proporcionando a desconstrução de práticas educativas que silenciam as diferentes origens étnicas e culturais. Ampliando seu alcance, o Ateliê dos Números disponibiliza os materiais didáticos para empréstimo aos(às) acadêmicos(as) do curso de Licenciatura em Pedagogia durante a realização dos Estágios Curriculares Supervisionados Obrigatórios, quando realizam a observação participante, o planejamento e a regência em turmas em várias escolas do município e da região, possibilitando a ação-reflexão com a comunidade. Além disso, o projeto conta com o lançamento de um livro acerca de materiais didáticos para a Educação Infantil, confeccionados pelos discentes na edição anterior do projeto.



Palavras-chave


Matemática; Materiais Didáticos; Aprendizagem

Texto completo: PDF