Última alteração: 14-02-2024
Resumo
A formação continuada é um processo que especializa o trabalho dos educadores, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e experiências. O objetivo principal do projeto de extensão é promover o estudo das práticas físicas relacionadas à cultura do movimento físico no ambiente escolar, com foco nos métodos de ginástica e Acroyoga. No município de Rio Grande e Pelotas, instituições públicas (FURG e UFPel) e outras instituições privadas oferecem dois cursos de formação inicial na área de Educação Física, formando um grande número de profissionais todos os anos. Isto está em linha com a política de Educação Física, Esporte e Lazer do IFRS que em um dos seus eixos prevê a formação continuada. O projeto consiste em três fases executadas simultaneamente: um curso de Acroyoga, onde os participantes aprendem a modalidade; um grupo de estudos para aprofundar conhecimentos sobre ginástica e discutir como aplicar os conhecimentos adquiridos neste curso na escola; laboratório prático, nesta fase, os participantes aplicam a metodologia de aprendizagem Acroyoga no Campus Rio Grande, comunidade interna do IFRS. Alunos e professores de Educação Física e áreas afins participam diretamente, e os alunos participantes do projeto, indiretamente. Esta atividade é um trabalho em andamento, mas já foram concluídas 16 horas de curso e diversas reuniões de grupo de estudo. Em resumo, esta proposta demonstra um importante compromisso com o fortalecimento da formação de professores e alunos em Educação Física e áreas afins. Por meio de cursos teórico-práticos, grupos de estudos e laboratórios práticos do Acroyoga, o projeto visa disseminar conhecimentos técnicos e científicos, bem como promover abordagens práticas e participação no ambiente escolar. A participação dos integrantes demonstrada em cursos de Acroyoga e reuniões de grupos de estudos reflete a importância da formação contínua para melhorar a prática pedagógica e enriquecer os cenários da Educação Física nas escolas. À medida que o projeto se desenvolve, espera-se que o seu impacto continue a crescer, incentivando uma abordagem mais holística e enriquecedora ao ensino de práticas somáticas e promovendo uma cultura integrada de movimento e exercício.