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Gênero e docência nos TCCs de Pedagogia do IFRS – Campus Bento Gonçalves
Jéssica Sabrini Froes, Ana Lúcia Paula da Conceição

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


Para essa pesquisa construímos dois objetivos que nos mobilizam, quais sejam: descrever os sentidos de docência produzidos nos Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs no curso de Pedagogia do IFRS - campus Bento Gonçalves e analisar como gênero posiciona professores/as na docência. Como estratégia teórica e metodológica elegemos a metapesquisa e como recorte temporal o período de 2013 a 2019, justificado por ser o ano de conclusão da primeira turma e respectivamente o ano anterior a pandemia da Covid-19. Como campo teórico/metodológico nos inspiramos nos estudos foucaultianos, nos estudos de gênero e nos estudos da docência a partir dos escritos de Foucault (2002, 2004, 2006, 2007), Scott (1995), Louro (2010) Fabris e Dal’Igna (2017) e Tardif (2017). O primeiro movimento da pesquisa foi a solicitação nos registros acadêmicos da instituição da listagem de formandos/as no curso de Pedagogia- Campus Bento Gonçalves, a qual registrou o nome de 57 egressas, todas do gênero feminino.  Com esse documento iniciamos a busca pelo material empírico da pesquisa que foi realizada no arquivo físico e virtual da biblioteca do IFRS. Até esse momento, das 57 pesquisas foram encontradas 31 e organizados em tabelas os resumos de 19 estudos. Como primeiros apontamentos é possível perceber que os TCCs obtidos neste recorte de tempo foram produzidos por acadêmicas, demonstrando que o público de egressas da Licenciatura em Pedagogia é composto majoritariamente por mulheres, dado que também pode ser constatado no aspecto orientador(a) já que 14, dos 19 TCCs analisados até o momento, foram orientados por professoras. Ao analisar o campo teórico/metodológico destaca-se o uso de entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica. A formação de professores/as é tema recorrente, juntamente com a educação infantil, o que nos permite afirmar   que o interesse das acadêmicas pela formação de professores/as se concentra nessa etapa da educação básica. Os estudos de gênero compõem tema de estudos nas pesquisas e apontam uma compreensão de gênero como sinônimo de mulher, e o sentido de mulher oprimida versus homem opressor. Conhecer os estudos produzidos nos permite potencializar os campos e temas de interesse de pesquisa das acadêmicas que estão construindo seus percursos formativos, e se constituindo pedagogas/docentes.

Palavras-chave


Metapesquisa; Gênero e Docência; TCC da Pedagogia.

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