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Projeto Monitorias: A relação entre a teoria e a prática no curso de Bacharelado em Agronomia do Campus Vacaria
Lucas Peretti Carissimi, Adair Adams

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A estrutura curricular do curso de Agronomia tem por objetivo a oferta de conhecimentos necessários para uma boa atuação profissional. No entanto, a carga horária dos componentes não permite um aprofundamento, nem a exploração suficiente para algumas práticas. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Vacaria tem como diferencial a oferta de projetos como bolsas e estágios, como é o caso do projeto de monitorias de apoio técnico e institucional, instituído por meio da Instrução Normativa Nº 01/2022. O objetivo é fomentar a construção de unidades didáticas agropecuárias pelos estudantes interessados, para desenvolver o contato direto com a prática e a execução de tarefas em campo, processo que lhes permite melhor fixação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, assim como o pré-contato com temas que lhes serão atribuídos em semestres posteriores. O percurso metodológico, com viés qualitativo, se desdobra em: participação nas aulas e estudos relacionados; preparação de unidades didáticas que podem ser usadas para o ensino, a pesquisa e a extensão (dias de campo) no Centro Estadual de Pesquisa e Agricultura Digital e Irrigação (CEPADI), instituição parceira do Campus Vacaria; e relato da construção das unidades e dos estudos realizados. Este último será desenvolvido com base na autoetnografia analítica, visando produzir uma reflexão sobre as atividades desempenhadas pelo discente e o quanto estas interferem no aproveitamento acadêmico e futuro profissional. Os resultados das atividades realizadas são: a participação no acompanhamento fitossanitário de plantas examinadas pelo próprio monitor; compreensão do processo do melhoramento genético da cultura do trigo; consolidação de unidades didáticas de manejo de parcelas agrícolas de culturas anuais; preparação de áreas para o emprego da agricultura de precisão; e auxílio a estudantes que têm mais dificuldades na compreensão teórica e na realização de práticas de componentes do curso de Agronomia. Conclui-se que a participação dos estudantes em projetos extracurriculares contribui na formação profissional e acadêmica dos mesmos, sobretudo com maior vinculação entre a teoria e a prática, colabora na permanência e êxito dos estudantes e na construção e consolidação do Campus Vacaria, com a participação efetiva de toda a comunidade, tanto de servidores quanto de estudantes.

Palavras-chave


Monitoria; Agricultura; Formação acadêmica.

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