Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Programa IF mais empreendedor: Consultoria a micro e pequenas empresas
Isadora Girardelo da Silva, Priscila Silva Esteves, Nilo Barcelos Alves

Última alteração: 14-02-2024

Resumo


Resumo. O Brasil foi fortemente impactado pela pandemia do novo coronavírus, tendo uma expressiva retração do PIB em 2020 e alcançando máximas históricas de desemprego. Micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, fundamentais para o desenvolvimento e sustentabilidade dos arranjos produtivos locais, enfrentaram ainda mais dificuldades, decorrentes das necessárias restrições impostas aos negócios.. Nessa conjuntura, tornam-se necessárias ações de apoio à gestão e à dados de mercado, como o projeto de extensão “Programa IF Mais Empreendedor”. O Programa é uma iniciativa do IFSULDEMINAS. Hoje, segue na terceira edição e atua em parceria com as demais instituições da Rede Federal. O objetivo do programa é ajudar os micros e pequenos empresários a remodelar seus negócios, incentivando o empreendedorismo com o apoio de consultorias fornecidas pela comunidade acadêmica das Instituições de Ensino participantes. Além do benefício direto ao empreendedor, os alunos acabam atuando como protagonistas, pondo em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, atuando como consultores. No projeto, foi realizado um plano de ação para cada negócio assessorado, focando nas maiores necessidades de cada empreendimento. Durante a vigência do projeto, é oferecido apoio e orientação aos empreendedores atendidos mediante compartilhamento de conhecimentos a respeito das principais áreas de gestão, potencializando a sobrevivência, a manutenção e a expansão dos empreendimentos. Toda a sociedade acaba sendo beneficiada, pois os empreendedores melhoram seus negócios, acabam por gerar empregos e renda para a população, diminuindo as desigualdades sociais e fazendo a economia girar. Logo, constatou-se que as principais demandas das empresas assessoradas estão relacionadas com as áreas de marketing e finanças, áreas que impactam fortemente a situação da empresa, estando em linha com os objetivos propostos pelo projeto.

Na primeira edição nacional, ocorrida em 2021, o programa contou com mais de 1.400 empreendimentos atendidos por mais de 1.600 studantes. Este ano, somente no IFRS há 4 projetos em execução em 3 campi, atendendo 25 empresas e envolvendo 20 bolsistas de diferentes campi. Tais números demonstram a importância de ações como esta que apoiou os empreendimentos a sobreviverem e se adaptarem ao pós pandemia.


 



Palavras-chave


Empresas. Programa. Economia.

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