Última alteração: 09-02-2024
Resumo
No primeiro semestre deste ano, o grupo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em pedagogia do Instituto Federal Campus Vacaria planejaram ações pedagógicas na Escola Campo. O princípio dos estudos na área de ciências naturais moveu-se em evidenciar o percurso científico na educação infantil, a turma era o Pré I C (faixa etária 5 anos), da Escola Campo. A partir de uma constelação de possibilidades, o ponto central para desenvolver as atividades foi o elemento da água. O objetivo geral do planejamento foi “Reconhecer a importância da água para a vida e suas diversas utilidades”. As bolsistas que elaboraram o planejamento para as crianças da faixa etária de 5 anos, tiveram acesso a materiais via Moodle (plataforma utilizada pelo Campus do IFRS) e também, de forma autônoma, buscaram referenciais teóricos para compor sua prática. Ao considerar o contexto da turma, foi desenvolvido um plano de sessão que incluía objetivos gerais e específicos, um tema, a organização do tempo, a escolha de materiais, a formação de grupos e, por último, uma análise preliminar das ações. Os recursos escolhidos para a documentação pedagógica, foram registros obtidos por meio de fotografias e vídeos. No primeiro dia, foi levado para as crianças frutas e imagens impressas para construir possibilidades para evidenciar os lugares que encontramos água. No seguimento da experiência, as pibidianas apresentaram aos meninos e meninas gelo colorido e propuseram a eles experimentarem as possibilidades do material em estado sólido. No segundo dia, os meninos e meninas participaram de uma sessão 100% prática e com diversas experiências científicas. No pátio da escola, as pibidianas organizaram uma sessão com uma bacia d’água, recipientes vazios, copos, utensílios de cozinha como colheres, colcha, etc. Na consigna foi estipulado dois momentos, o primeiro seria brincar com a água da bacia, o segundo foi utilizar a água dela para molhar o chão e assim contornar a mancha com giz escolar colorido. Embora nem todas as ações tenham seguido exatamente o planejado, o grupo obteve êxito, pois conseguiu evidenciar o processo investigativo das crianças. Elas puderam criar, confirmar ou refutar hipóteses, agindo como verdadeiras cientistas. Além disso, contribuíram para a formação social de indivíduos participativos e questionadores, capazes de transformar o mundo ao seu redor.