Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Explorando o brincar heurístico na educação infantil através das bandejas de experimentação
Bianca Minuzzo Dias, Itaise Moretti de Lima, Makeila Elizabeth Marchioretto, Maria Eduarda Zambrzycki, Mariana Lisboa de Oliveira

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O presente trabalho é uma iniciativa do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Campus Vacaria. A proposta teve como tema central o brincar heurístico como estratégia pedagógica na Educação Infantil (EI), especialmente para crianças de zero a três anos, que ficam na escola em tempo integral. A ideia foi proporcionar uma experiência de exploração sensorial e criativa para crianças de uma turma de berçário da escola-campo, por meio de bandejas de experimentação. O objetivo foi estimular a curiosidade e o engajamento autônomo das crianças, promovendo seu desenvolvimento integral. A relevância dessa abordagem residia na promoção do aprendizado ativo e na construção de uma base sólida para o desenvolvimento futuro das crianças. A intervenção pedagógica foi planejada e executada através de uma sessão de brincar heurístico,  que envolveu a organização cuidadosa do espaço e dos materiais, com a disposição de três ilhas de objetos contáveis e incontáveis para compor as bandejas de experimentação. As crianças foram organizadas em pequenos grupos no chão da sala referência.  O processo foi registrado e documentado por meio de fotos e vídeos. Os resultados obtidos demonstraram que a atividade de brincar heurístico com as bandejas de experimentação foi um sucesso. As crianças manifestaram grande interesse, alto engajamento, criatividade e entusiasmo ao explorar os materiais. A observação das preferências individuais e das formas de interação entre as crianças evidenciou que um ambiente com elementos diversificados estimula a exploração, criação, desenvolvimento e aprendizagem significativa.

A proposta de brincar heurístico com bandejas de experimentação demonstrou ser uma abordagem eficaz para promover o desenvolvimento integral das crianças. Além de estimular a curiosidade e a criatividade, a atividade desenvolveu habilidades motoras e sensoriais.



Palavras-chave


Educação Infantil, Experimentação, Brincar Heurístico

Texto completo: PDF