Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Reflexões e vivências: A Residência Pedagógica como percurso formativo
Eduarda Kremer Schlindvein, Ana Lúcia Paula da Conceição, Fernanda Fátima Chies

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Um dos desafios da educação em nosso país é qualificar e potencializar a formação docente desde a formação inicial, com isso o tema dessa pesquisa traz o Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - campus Bento Gonçalves que busca desenvolver a formação prática nessa realidade. Neste momento, o programa está formado por um grupo de 9 bolsistas residentes, 2 professoras preceptoras e 1 professora orientadora, que atuam em 2 escolas-campo da rede pública localizadas no município de Bento Gonçalves, sendo uma da rede municipal e outra da rede estadual. A pesquisa justifica-se pela necessidade de refletir sobre as práticas docentes e os percursos formativos das residentes tendo em vista a qualificação profissional das futuras professoras nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da pesquisa é refletir sobre o processo de formação docente inicial e as contribuições do PRP a partir das práticas planejadas e realizadas com os estudantes nas escolas-campo durante essa edição do programa. A metodologia utilizada para produção dos dados da pesquisa partiu das experiências vivenciadas pelas residentes, desde outubro de 2022, as quais produziram uma planilha de atividades com planos de trabalho, estudos teóricos para sustentar as práticas e planejamentos, que foram utilizados para construção de relatos e narrativas sobre seus percursos formativos na Residência Pedagógica. Como resultados pode-se apontar que o PRP contribui para a formação docente e que as vivências como residentes qualificam o processo de formação, oportunizando as participantes a aproximação com instituições formadoras de educação básica, possibilitando o diálogo e a aprendizagem das residentes com professoras mais experientes.


Palavras-chave


Programa da Residência Pedagógica; Formação Docente; Anos Iniciais do Ensino Fundamental

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