Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Diferentes formas de divulgação das olimpíadas científicas e o impacto no número de inscritos
Julia de Avila Barreto, Patrícia Anselmo Zanotta

Última alteração: 09-02-2024

Resumo


As olimpíadas científicas, que ocorrem em todo país, são provas e competições entre estudantes de todos os níveis escolares, e servem para incentivar os alunos a ampliarem o estudo sobre diversas áreas de conhecimento. Apresenta-se um recorte das ações do projeto de extensão “Olimpíadas Científicas - 2023”, desenvolvido em parceria entre o campus Rio Grande do IFRS e as escolas estaduais de ensino fundamental Agnella do Nascimento e Barão do Cerro Largo, com abrangência em torno de 420 alunos. A divulgação das olimpíadas por meio de publicações nas redes sociais e divulgações nas escolas, tem como objetivo um alcance maior de alunos inscritos fazendo com que mais estudantes participem e se interessem pelas competições. Como maneira de chegar ao conhecimento dos estudantes os dias de inscrições, dia de cada etapa e onde será feito a prova foi utilizado uma conta na rede social “instagram”, cartazes e o convite direto aos alunos nas salas de aula. Para as publicações fixas (feed) e as temporárias (stories) foi usado o aplicativo Canva sendo feito nele os banners, com a intenção de chamar atenção dos estudantes. Porém, o convite aos alunos durante as aulas presenciais foi a maneira mais eficiente de despertar o interesse deles, sendo os alunos das escolas parceiras ou os alunos do Campus Rio Grande. Considerando que na Olimpíada Nacional de Ciências - ONC para a qual foi feita a divulgação online, teve apenas 12 inscritos do campus Rio Grande, enquanto na Olimpíada Brasileira de Química - OBQ em que foi feito também o convite presencial nas salas de aula houve 30 inscritos. Para as inscrições dos alunos do fundamental houve uma dificuldade para inscrevê-los nas competições, porque normalmente é exigido o número do CPF do aluno e muitos deles não possuem o documento. Outra dificuldade encontrada nas escolas parceiras durante o ano foi em relação às olimpíadas com provas online, como a ONC, pois nem todos os alunos dispõem de recursos para acessarem de suas residências e as provas tiveram que ser feitas em horários escolares, contudo, houve problema de acesso na escola no horário pré-definido, e não houve tempo hábil para que a prova fosse realizada em outro momento. Acredita-se que a rede social pode ser mais explorada, de forma a ampliar seu alcance, uma vez que atualmente conta-se com 146 seguidores. Além disso, uma outra forma de obter os resultados desejados em relação à visibilidade das olimpíadas e o aumento no número de alunos participantes, pode ser através de mudanças na forma de comunicação, com postagens diárias relacionadas ao tema central, e também uma abrangência maior nas áreas das olimpíadas divulgadas, para além das ciências exatas.

Palavras-chave


redes sociais, divulgação presencial, maior visibilidade

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