Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Laboratório de práticas corporais
DHIEGO FERREIRA DE OLIVEIRA, Marlon André da Silva

Última alteração: 16-12-2023

Resumo



O intuito desse projeto é oferecer aos estudantes dos cursos do Ensino Médio Integrado, espaço e tempo institucionalizado para que possam conhecer, aprender, experienciar, apreciar e (re)significar diferentes práticas corporais sistematizadas,compreendendo-as como produções culturais dinâmicas, diversificadas e contraditórias. Parte do pressuposto teórico-metodológico - e político -, de que o aluno tem o direito de aprender e os professores (a escola) o dever de contribuir para essa aprendizagem (ensino); e também, que o conhecimento, em qualquer área, é elemento fundamental para que o sujeito consiga perceber o mundo e perceber-se. Sua origem encontra-se na identificação de expressivas lacunas de aprendizagem e de compreensão no tocante às práticas corporais - conteúdos da Educação Física escolar -, nos alunos ingressantes na instituição. Tais lacunas reduzem as possibilidades de inclusão e de socialização desses alunos no ambiente escolar. Para consecução de seus objetivos estão sendo desenvolvidas, semanalmente,  oficinas de práticas corporais (dança, vôlei, futsal e basquete) e um clube de xadrez. As oficinas são oferecidas a todos os alunos da instituição, porém,  com ênfase nos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem e de socialização. Metodologicamente, as oficinas são ministradas pelo professor de Educação Física, coordenador do projeto, com o apoio de bolsistas e voluntários. destaco que a quantidade significativa de alunos que participam regularmente das oficinas (uma média de 25 alunos por oficina) os quais destacam de forma oral, o potencial das oficinas nas suas vidas, ressaltando positividade na integração e socialização.Como bolsista destaco a experiência oportunizada pelo projeto, tanto  em relação às formas de proceder como monitor e atleta, quanto às aprendizagens relativas às teorias que embasam o projeto, a organização e escrita de resumos científicos. Tanto é, que passei a vislumbrar a área da Educação Física no meu horizonte profissional. Entende-se, que as experiências propiciadas pelas oficinas são humanizadoras e corroboram para a aproximação entre os alunos e a instituição, valorizando o sentimento de pertencimento. Avalia-se, dessa forma, que o projeto contribui com os esforços empreendidos por todo o IFRS no que diz respeito à permanência e êxito dos alunos.


Palavras-chave


Aprendizagem; Socialização; Inclusão Escolar.

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