Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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As vivências do EBA! Espaço do Brincar
Stéfanie Jorge Estevam, Edson Carpes Camargo

Última alteração: 09-02-2024

Resumo


Os espaços do IFRS Campus Bento Gonçalves são lugares de circulação quase diária de crianças que, muitas vezes, passam despercebidas nesse movimento institucional de adolescentes e adultos. São crianças que acompanham visitantes, estudantes, servidoras e servidores, além das escolas de educação infantil e de ensino fundamental que realizam visitas aos diversos projetos que ocorrem no campus. Diante disso, o projeto de extensão “EBA! Espaço do Brincar” tem como foco a organização de um espaço, aberto ao público que tem como objetivo oportunizar às crianças visitantes um ambiente de acolhimento para que possam brincar enquanto estão no campus, o que contribuiu de modo significativo para o sentimento de pertencimento das crianças que visitam o IFRS Campus Bento Gonçalves, uma vez que entendemos que elas poderão vir a compor a comunidade escolar desta instituição. Organizar e pensar os ambientes em termos de espaço, materiais e materialidades é indispensável e significa acolher as crianças que por aqui passam e exploram. Mais do que um instrumento somente de aprendizagem, o brincar contribui de modo significativo para a construção do desenvolvimento da criança como um todo. Desta forma, a metodologia do referido projeto de extensão consiste na organização sistemática dos espaços e ambientes que constituem o EBA! Espaço do Brincar, os quais são pensados e preparados sempre com intencionalidade, através da perspectiva das propostas de contextos e sessões de investigação, que surgem a partir da Pedagogia da Escuta como referencial para pensar propostas pedagógicas para crianças. Nosso foco de planejamento são as crianças de até 6 anos. Esse ambiente é composto por diversificados materiais e materialidades que foram adquiridos ou que já constituem o acervo de materiais disponibilizados na Brinquedoteca do Campus. Tudo é pensado e organizado pela bolsista do projeto com a supervisão e auxílio do coordenador. Semanalmente, a bolsista faz o planejamento dos contextos e organiza os materiais e espaços considerando a intencionalidade. Os brinquedos podem ser levados pelas crianças para outros espaços do campus, desde que sejam devolvidos no momento de irem embora. Desta forma, as crianças sentem-se confiantes para desbravar o desconhecido, construindo a partir da vivência prática hipóteses e estratégias para compreender os novos conhecimentos. Buscando sistematizar a organização do espaço, os movimentos e ambientes propostos foram pensados, avaliados e construídos através de planejamento e pesquisa, estes que possibilitaram as ações, experimentações e vivências significativas das crianças que passaram e para as crianças que ainda irão visitar nosso ambiente.





Palavras-chave


brincar; contextos; acolhimento; infância; pertencimento

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