Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Contar histórias: uma experiência docente
Evandra Miolo, Caroline Morais, Jean Michel Kolcenti

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O presente estudo entende a importância e a valorização da aprendizagem lúdica na Educação Infantil, considerando os estímulos possibilitados pelo texto literário. Assim sendo, a contação de histórias é vista como um recurso lúdico, contemplando o objetivo de ampliar o conhecimento dos estudantes e tornando-se uma ferramenta de comunicação eficiente para a sala de aula que, além de estimular a imaginação e a ideia do “faz de conta” na criança, promove o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social infantis. É sabido também que contar ou ouvir uma história propicia interação entre os envolvidos, bem como momentos de improviso, descontração e prazer. Nesse sentido, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) oferece a possibilidade para os estudantes do curso de licenciatura em Pedagogia, do IFRS, Campus Farroupilha, iniciarem a prática da docência em instituições de ensino públicas. O método para a intervenção escolar desenvolvida pela bolsista do programa teve como uma de suas ações a oferta da contação de história do livro Bruxa, Bruxa, venha à minha festa, de Arden Druce. Essa contação visou despertar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório ficcional em crianças de duas turmas de 2º ano da escola-campo, promovendo novas possibilidades comunicativas e interativas. O encontro para a contação ocorreu na biblioteca da escola e as atividades posteriores, na sala de arte. As crianças, acompanhadas pela professora titular, ouviram a contação que foi encenada de forma teatral, com o uso de máscaras e fantasias dos personagens da história. Em seguida, as tarefas ocorreram na sala de artes, com a proposta de construção de máscaras que representavam os personagens da narrativa. Os resultados parciais identificam que o planejamento literário evidenciou o aspecto interativo da contação, estimulando a teatralidade e a produção artística manual das crianças. De acordo com as professoras titulares da escola, os estudantes apresentaram retornos positivos sobre o encontro, engajaram-se nas atividades propostas e participaram de forma ativa. Por fim, como considerações finais, acredita-se que conseguir atender e experienciar ações pedagógicas com o público infantil, qualifica a formação dos licenciandos do curso de Pedagogia. Com base nessa intervenção escolar, ressaltam-se as possibilidades de aprendizado com instrumentos diversos e a valorização das práticas lúdicas com os estudantes, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar de todos os envolvidos.

Palavras-chave


Contação; Lúdico; Ensino

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