Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Semeando cores: cultivando valores ambientais
Rafaela Ferreira Florinda, Lisiane Zanella, Jade Garcia Rocha

Última alteração: 09-02-2024

Resumo


O Semeando Cores é um projeto desenvolvido pelo NEA (Núcleo de Estudos em Agroecologia,Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental) com a intenção de colorir o IFRSCampus Osório com flores. Ele objetiva promover o desenvolvimento de espaços maisacolhedores, sensibilizando a comunidade externa e interna sobre a importância da conexãocom a natureza. Além de promover o acolhimento e de cumprir com uma demanda oriunda dacomunidade externa, nosso projeto corrobora com a Lei nº 9.795, de 1999 (a qual determinaque a educação ambiental é componente essencial e permanente da educação nacional) e éalicerçado no princípio da sustentabilidade, um dos preceitos que fundamenta o trabalho dosInstitutos Federais. Metodologicamente, o desenvolvimento de suas ações foi pensado daseguinte maneira: a) elaboração de sementeiras sustentáveis; b) semeadura de sementes deflores com os participantes; c) visitas guiadas com escolas de Anos Iniciais do EnsinoFundamental; e d) plantio de mudas de flores no campus. Como resultado, já realizamos duasvisitas guiadas para uma escola (totalizando cerca de 60 alunos e 6 professores), arrecadaçãode centenas de rolinhos de papel higiênico para a elaboração das sementeiras sustentáveis e,futuramente, realizaremos o plantio de sementes de flores com participantes da comunidadeinterna. Por fim, é importante ressaltar que o projeto está tendo diversos impactos positivos nobem-estar social da comunidade. A democratização da informação e a sensibilização dosestudantes para a importância da sustentabilidade contribuíram para a formação de alunosmais conscientes e engajados em práticas sustentáveis. Assim, o Semeando Cores nãoapenas embeleza as instituições e lares com suas flores coloridas, mas, também, semeia ecultiva valores importantíssimos para o futuro, promove uma conexão mais profunda com anatureza e (tras)forma multiplicadores desses saberes.

Palavras-chave


Espaços acolhedores, Sensibilização, Práticas sustentáveis

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