Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Diferentes saberes na construção da profissionalidade docente sob a ótica de licenciados em Letras e Matemática
Indyele Fraga Grassi, Rafaela Fetzner Drey

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


A formação de professores é um tema de grande relevância no contexto educacional brasileiro, uma vez que a qualidade do ensino está diretamente associada à atuação dos professores em sala de aula. Este projeto investigou o impacto dos cursos de licenciatura na decisão dos egressos em seguir a carreira docente. Para dar conta deste objetivo, foi elaborado um instrumento de avaliação no modelo de questionário virtual via Google Forms, respondido de forma voluntária e anônima por sete egressos dos cursos de Licenciatura, sendo quatro do curso de Letras, e três do curso de Matemática do IFRS, campus Osório. Os dados coletados foram analisados qualitativamente, seguindo os princípios de análise textual de Machado e Bronckart (2009), explorando elementos discursivos que revelam como se constitui a responsabilidade do agir em relação à atuação docente. Dentre os resultados, destacam-se diferenças na formação dos futuros professores de cada curso. Entre os egressos de Matemática tem-se uma alta incidência de modalizadores deônticos e prescrições, o que implica em uma concepção onde o conhecimento técnico se faz imprescindível para a prática; enquanto nos egressos de Letras, há maior ocorrência dos modalizadores lógicos e epistêmicos, sugerindo a importância da relação teoria e prática e como efetivar esse vínculo na sala de aula. Em seguida, as respostas foram analisadas à luz dos saberes docentes de Tardif (2002), onde se enfatiza a combinação de saberes profissionais e pessoais como elemento fundamental na formação da profissionalidade de cada professor. Esta análise proporcionou uma compreensão mais profunda do impacto dos cursos de licenciatura na construção da identidade profissional e nas escolhas dos egressos em relação à carreira docente. Esses apontamentos sugerem que os egressos dos cursos de licenciatura podem carregar consigo determinadas características intrínsecas ao próprio curso que frequentaram, as quais se manifestam de alguma maneira em sua prática profissional. Eles adquirem não apenas o conhecimento específico da disciplina que ensinam, mas também absorvem uma consciência docente enraizada na instituição de formação, que abrange a  compreensão dos princípios pedagógicos, metodologias de ensino e estratégias de avaliação. Espera-se que esses dados contribuam para o aprimoramento dos cursos de licenciatura na região do Litoral Norte, fornecendo informações sobre o perfil e as particularidades dos graduados, visando a uma qualificação dos futuros professores.

Palavras-chave


Formação docente; Saberes docentes; Análise discursivo-textual.

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