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Orientações para Elaboração de Tarefas de Leitura Através da Perspectiva Bakhtiniana
William Silveira De Carvalho Junior, Maíra Da Silva Gomes

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


O presente trabalho alicerça-se teoricamente na perspectiva filosófico-analítica do Círculo de Bakhtin, com o objetivo de estabelecer critérios para elaboração de tarefas de leitura aplicadas à disciplina de leitura e produção escrita do curso de Letras do Campus Restinga. Tal temática se justifica pela escassez de tarefas de leitura de cunho ideológico e dialógico para fins didáticos, especialmente no contexto referido. Seguindo uma metodologia qualitativo-interpretativa, os procedimentos metodológicos desta pesquisa são compostos por leituras e discussão de obras do Círculo de Bakhtin, análise de tarefas de leitura de dois livros didáticos dispostos na bibliografia básica da disciplina de Leitura e Produção Textual do curso de Letras do IFRS, Campus Restinga e proposição de critérios para elaboração de tarefas. A partir da análise dos pressupostos teóricos que embasam a pesquisa e das tarefas dos livros analisados, foi possível estabelecer comparações entre tarefas que seguem uma perspectiva mais estruturalista e tarefas que representam uma concepção mais dialógica. Com isso, chegou-se aos seguintes resultados, ainda parciais: dos dois livros analisados, um deles é constituído por tarefas estruturais que privilegiam a gramática e o outro é composto por tarefas que privilegiam os gêneros do discurso de diferentes esferas da comunicação. Com base nesses achados, construímos alguns critérios para elaboração de tarefas de leitura que reflitam a perspectiva teórica adotada, tais como a necessidade de priorizar o uso da linguagem por meio dos gêneros do discurso, de enfocar os aspectos contextuais, situacionais e funcionais do gênero e de desenvolver questões de leitura que vão além da dimensão informativa, dando destaque aos elos que o texto estabelece com outros discursos e com os não ditos que devem ser inferidos. 

Palavras-chave


Dialogismo; Leitura; Tarefas

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