Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Alinhando as ciência agrárias com ensino e extensão
Henrique Cordeiro de Carvalho, João Carlos Ruszczyk, Gabriela Betina dos Santos, Johnny Bill Brufau Silvera

Última alteração: 09-02-2024

Resumo


Os projetos de ensino (Bosque da Educação Popular e Reforma Agrária) e extensão (Agrofloresta, agroecologia e educação ambiental) trazem uma visão dialógica na discussão com a comunidade e instituição acadêmica, referentes às temáticas da: sustentabilidade, sociabilidade, diversidade, acessibilidade, relação teoria-prática, segurança alimentar, recomposição ambiental, área experimental e transversalidade. Sendo que ambos os projetos estão em desenvolvimento, o de ensino na área do IFRS Campus Sertão e o de extensão na comunidade Guarani de Mato Preto (Tekoa Arandu Vera em Getúlio Vargas - RS), com encaminhamentos de atividades semanais, quinzenais e mensais, contando com cronograma de atividades e planejamentos. A necessidade de atividades físicas/manuais na implantação das culturas e do manejo (produzir e cuidar da área), mas também com momentos de discussões metodológicas e referências bibliográficos nas reuniões com os bolsistas, voluntários e parceiros dos projetos. Para tal, busca-se naturalizar a percepção que possibilite a convivência das espécies vegetais e humana no mesmo espaço no cotidiano, procurando realizar um trabalho construtivo e crítico sobre a educação/extensão com a sociedade, tanto no Campus de Sertão como na comunidade indígena. Em conjunto com essas atividades tem-se estimulado a participação e engajamento coletivo, surgindo ideias de novos segmentos de área (espaço físico) para continuar com demais bosques, hortas comunitárias e discussões sobre a comunidade indígena e no Campus, com a criação de grupos de discussões quinzenais nas temáticas (meliponicultora, educação ambiental, agroecologia e agrofloresta). Com isto discute-se a possibilidade de  desenvolver estes princípios nas comunidades tradicionais da região, que estão apresentando interesse neste método de aprendizado, bem como a possibilidade de trabalhar com uma horta comunitária dentro do Campus para a população local, alinhando o conhecimento teórico-prático para contribuir com o interesse mútuo entre instituição e sociedade. A experiência de construir a teoria e prática a partir dos dois projetos de ensino e extensão possibilitou a geração de novos temas e novos espaços nas comunidades e no Campus, bem como a possibilidade de uma interação das temáticas, ampliando a participação e o alcance dos projetos e talvez a possibilidade de integrar pesquisa-ensino-extensão sobre os temas.

Palavras-chave


Agrofloresta; Agroecologia; Sustentabilidade.

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