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Separação de termos para elaboração do glossário de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual na atualidade - Uma proposta do NEPGS do IFRS - Campus Rio Grande
Manoela de Souza Gonçalves, Cristina Copstein Cuchiara, Nathálya Lessa Cardoso

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


As temáticas corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual são temas atuais que estão ganhando força e que necessitam, de fato, ampla discussão nas escolas. Dessa forma, é de suma importância o conhecimento de suas definições, tanto para um uso adequado dessas, como para integrar processos formativos. Sendo assim, uma das finalidades do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade – NEPGS – do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Rio Grande é subsidiar discussões acerca das temáticas supracitadas e seus atravessamentos no campo da educação. Pensando nisso, o presente trabalho tem como objetivo de separar termos para a elaboração de um glossário sobre essas temáticas atuais. Para tanto, o grupo responsável pelo trabalho realizou pesquisa bibliográfica a partir de termos de conhecimento geral como, por exemplo, feminismo. A partir dessa busca inicial, artigos e livros pertinentes ao desenvolvimento do glossário foram armazenados em pastas do Google Drive. Assim, nos meses de maio, junho e julho de 2023, com a intenção de levantar termos a serem conceituados, foram feitas leituras de sete artigos relacionados à temática, tal como, “Sexualidade, gênero e educação: novos olhares”, entre outros. Os termos separados foram organizados em planilha eletrônica e dispostos em ordem alfabética. Baseado nas atividades realizadas e com intuito de promover discussões e, consequentemente, levantar termos contando com a contribuição da comunidade acadêmica para a realização de um glossário mais humanizado, no mês de agosto, iniciaram-se as leituras em conjunto dos capítulos do livro “O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras” da autora Bell Hooks, dentro das reuniões semanais do NEPGS que ocorrem todas às quartas-feiras e com duração de uma (1) hora (12h30 às 13h30). Para cada capítulo, dois integrantes ativos do núcleo são os responsáveis pela mediação, discussão e troca de experiências acerca do assunto abordado no livro. Além disso, a partir da roda de conversa em grupo, é possível o recolhimento de palavras, termos e frases importantes para compor o glossário. Em suma, o presente trabalho dispõe de uma extensa bibliografia composta por diversos autores de extrema relevância nas temáticas abordadas, além de, até agora, conter 95 palavras pertinentes à conceituação e, ainda, cumpre com a finalidade de: ampliar a discussão sobre os temas propostos; facilitar o diálogo e a aproximação entre as pessoas no ambiente escolar e, ainda, futuramente, auxiliar sujeitos que não se encontram na academia ou que não estudam as temáticas de corpo, gênero, sexualidade e diversidade sexual, entrem na ordem do discurso e evitem confusão e exclusão social.

Palavras-chave


Conceituação; Educação; Definições.

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