Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Programa português como língua adicional: um relato de experiência
Paloma Aparecida Wammes, Viviane Campanhola Bortoluzzi

Última alteração: 01-02-2024

Resumo


Em abril de 2023, fui selecionada por meio do Edital Proex nº 10/2023, lançado pela Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul. O objetivo do edital consistiu na seleção de estudantes para atuarem como tutores no Programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede - IFRS. O PLA em Rede é um programa de ensino online de nível introdutório de Português como Língua Adicional, criado para pessoas que desejam aprender o português como uma língua adicional. O curso possui um total de 250 horas, distribuídas ao longo de 18 lições, e é ministrado através do ambiente virtual de aprendizagem, também conhecido como Moodle. Além da utilização do ambiente virtual, o curso conta com encontros online via meet que são realizados semanalmente e possuem duração de 1 hora. Outra forma de comunicação utilizada para facilitar o contato com os alunos é o Whatsapp, em que há a disponibilização de um grupo para informações e dúvidas. Dentre as atribuições destinadas aos tutores selecionados, estão as tarefas de acompanhar os estudantes durante todo o curso; propor e corrigir atividades extras; promover plantões de dúvidas; criar fóruns de interação; entrar em contato ou reportar estudantes que não interagem com a plataforma; responder mensagens e e-mails dos estudantes e realizar uma atividade síncrona por semana. Dessa forma, os estudantes estão em frequente contato com os tutores, que se colocam diariamente à disposição para auxiliar no processo de aprendizagem. Como resultados, percebe-se que os estudantes tiveram um avanço significativo em suas habilidades de comunicação, com a interação entre si e os tutores sendo realizada de forma cada vez mais espontânea e natural. Ao longo do curso foi bastante notável, ademais, o estreitamento de laços entre tutores e estudantes, tendo se desenvolvido, mais do que apenas uma relação profissional, um sentimento de afeto e de amizade. Destaca-se, por fim, a importância do programa, cujo impacto vai muito além do ensino de língua portuguesa. O programa português como língua adicional constitui uma vasta gama de aprendizados, impactando no ensino e no aprendizado de língua, possibilitando o contato com outras culturas, crenças e valores e desempenhando um papel fundamental na vida de imigrantes que, residindo no Brasil, necessitam do conhecimento linguístico para exercerem a sua cidadania.

 


Palavras-chave


Programa Português como Língua Adicional (PLA) em Rede - IFRS; Tutoria; Ensino.

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