Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Luz, câmera…educAÇÃO a distância!
Mariana Alban Matheus, Adriana Ferreira Boeira, Rafael de Oliveira, Andréa Poletto Sonza

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Moodle é o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) oficial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), explorado tanto para o processo de ensino e aprendizagem a distância quanto para complementação de conteúdos abordados em aulas presenciais.  Assim sendo, se faz necessária a utilização de diferentes recursos que disponibilizem o material didático em diferentes formatos: textos, questionários, audiovisuais, entre outros. Nesse contexto, o projeto “Luz, Câmera… EducAÇÃO a distância!” busca oferecer auxílio na produção e edição de videoaulas aos docentes do campus Vacaria, estimulando tanto os professores a explorarem outras possibilidades de ensino, quanto a aprendizagem da comunidade discente. Metodologicamente, as ações do projeto podem ser divididas em três etapas lineares: pré-produção, caracterizada pelo preenchimento do formulário de contabilização de demanda, no qual o solicitante fornece as informações do conteúdo a ser produzido, seguido da confecção do roteiro da aula a partir de um modelo base disponibilizado; produção, na qual ocorre a captação de imagem e som e, por fim, a pós-produção. Posteriormente, o vídeo finalizado é enviado para avaliação do docente de forma online, o que garante maior qualidade e acessibilidade, sendo possível a inserção de legendas, intro oficial do projeto, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e imagens durante a terceira etapa. O trabalho de Libras é realizado por tradutoras e intérpretes, em colaboração da Assessoria de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do IFRS. Tanto o formulário quanto o fluxo de demandas e a identidade visual atual foram confeccionados e atualizados pela bolsista do projeto no ano de 2023. Até o presente momento, cerca de oito vídeos foram editados. A sua maioria referente a materiais produzidos nos anos anteriores de atuação do projeto, os quais passaram pelo processo de inclusão de Libras e também publicação no canal do projeto no YouTube. Além disso, outros três vídeos foram feitos da etapa inicial até a final. Portanto, o projeto permite a elaboração de videoaulas que fornecem suporte educativo para os cursos ofertados pelo campus, resultando em materiais didáticos inclusivos e benéficos para estudantes e professores e, consequentemente, propiciando o compartilhamento de novos saberes.

Palavras-chave


Educação, Moodle, Videoaula

Texto completo: PDF