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Educação Física e a integração curricular no Ensino Médio em Informática: uma análise dos conteúdos estudados durante um ano letivo
Evelyn Rodrigues Kelin Fabisiak, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


Existem dificuldades, por parte dos professores, em promover a integração entre os diferentes conteúdos e conhecimentos dos componentes curriculares no Ensino Médio Integrado (EMI). Como essa problemática também se aplica à Educação Física (EF), este estudo objetivou identificar os conteúdos e conhecimentos de especificidade da EF que possuem potencial para promover integrações com os conteúdos dos demais componentes curriculares do EMI. Para atender essa premissa, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, em que foram analisados os relatórios de avaliação produzidos pelos estudantes do primeiro ano do curso de EMI em Informática, durante o ano de 2022. Os relatórios de avaliação foram elaborados ao final de cada unidade didática na EF, que representa o estudo de determinado conteúdo, ainda foram elaborados ao final do primeiro semestre e ao final do ano letivo. Com base na análise dos relatórios, foram encontradas relações importantes entre os conteúdos de EF com outros componentes curriculares, como História, Sociologia, Física, Matemática, Química e Arte. Na EF, na unidade temática esporte, foi estudado sobre os esportes de marca (salto em distância e triplo, lançamento de peso e dardo) e foram observadas aproximações desse conteúdo com laços de repetição, em Algoritmos e com movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado, em Física. O conteúdo de megaeventos esportivos e seus legados, que são caracterizados por competições como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, estudado em EF, possui relação com o conteúdo Grécia Antiga, estudado em História e Artes. Além disso, possui relação com Geografia e o conteúdo de geopolítica, que aborda os impactos da organização dos megaeventos. No conteúdo práticas corporais e sociedade, da EF, foi estudado sobre as formas de violência nas práticas corporais e nos esportes e como isso está imbricado na sociedade. Tal conteúdo possui relação com a disciplina de Sociologia e o estudo de sociólogos clássicos (Marx, Durkheim, Weber e Foucault). Ao estudar as danças, na EF, foi encontrado relação com os componentes de Artes e História, que tratam do período da pré-história e de outras épocas antigas. Durante o estudo da unidade temática de ginástica e exercício físico, foram observadas relações com Matemática e Física, no que concerne aos cálculos e as unidades de medidas (frequência cardíaca, por exemplo). Observou-se relação do conteúdo padrões de beleza, estética corporal e mídia, estudado na EF e os pensamentos de Walter Benjamin sobre a influência da mídia, na Sociologia, e com o componente Introdução a Informática, no conteúdo cyberbullying. Conclui-se, assim, que as relações entre os conteúdos demonstram a riqueza das conexões que podem ser estabelecidas entre os diferentes campos do conhecimento, ampliando a compreensão dos estudantes acerca dos assuntos estudados e fornecendo um quadro referencial mais abrangente, contextual e integrado.


Palavras-chave


Formação integral. Formação profissional. Ensino integrado.

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