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EDUCAÇÃO FÍSICA E A INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO EM MECATRÔNICA: uma análise dos conteúdos estudados durante o ano letivo de 2022
André João Harsczaruk Scoloski, Ivan Carlos Bagnara

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


A problemática da integração entre os conhecimentos no Ensino Médio Integrado (EMI) é um enfrentamento constante nos Institutos Federais. Com base nisso, este estudo buscou identificar os conteúdos da Educação Física (EF) que possuem potencial para integrar-se com conteúdos estudados em outros componentes curriculares. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, que analisou os relatórios avaliativos elaborados pelos estudantes do primeiro ano do curso Técnico Integrado em Mecatrônica, durante o ano de 2022. Ao longo do ano letivo, em EF foi estudado sobre os esportes modernos, explorando o seu surgimento a partir da Revolução Industrial, que mudou o cenário esportivo da época, criando novas oportunidades para a prática e tornando-a mais acessível. No componente curricular de Introdução à Mecatrônica foi estudado sobre a Revolução Industrial e o advento da tecnologia, que está em constante aprimoramento não apenas na área da Mecatrônica, mas em toda a sociedade. Atualmente, a tecnologia está muito presente nos esportes, por exemplo, no aprimoramento dos treinamentos, auxílio a arbitragem (VAR no futebol, desafio no vôlei e tênis, chip na bola de futebol) e no diagnóstico e tratamento de lesões. Esse conteúdo também se relaciona com o componente de Algoritmos e Lógica da Programação, que abordou a Indústria 4.0 e a tecnologia e suas implicações no cenário atual. Os megaeventos esportivos (Jogos Olímpicos e Copas do Mundo) foram estudados em EF, revelando seus legados. Essa discussão se relaciona com conceitos de Geografia, explorando temas como localização, território, paisagem e geopolítica. A história dos Jogos Olímpicos se relaciona com o estudo da Grécia Antiga, na História, em que demonstra a importância do esporte na formação dos cidadãos gregos. Sobre os esportes de marca (salto em distância e triplo, lançamento de peso e dardo) estudados em EF, observou-se relação com o componente de Desenho Técnico, que trata da história e a definição do metro, uma unidade de medida crucial em esportes dessa natureza. A relação entre as Leis de Newton, em Física, com o estudo dos esportes e das lutas, em EF, também possui uma próxima relação, pois possibilita analisar os princípios fundamentais da dinâmica e a mecânica do movimento corporal e da força imprimida nos implementos esportivos e pelo próprio corpo. A capoeira, outro conteúdo estudado em EF, que é uma manifestação cultural afro-brasileira, encontra aproximação com o estudo da história dos povos africanos e na luta contra a opressão, relacionando-se com tópicos abordados em Sociologia, como o biopoder. Com base nessa breve apresentação, conclui-se que há vários conteúdos de diferentes componentes curriculares com potencial de serem ensinados de maneira integrada, cabendo aos professores identificá-los para o planejamento de trabalhos pedagógicos coletivos. Dessa maneira, pode-se proporcionar uma aprendizagem mais integrada e global, premissa do EMI.


Palavras-chave


Produção de conhecimentos, Integração Curricular, Formação omnilateral

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