Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Ensino de economia na educação básica, técnica e tecnológica: pesquisa e produção de material didático sob a perspectiva substantiva e ecológica para a vida
Renata Dias Coelho, Sérgio Roberto Kapron

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


A Economia é uma ciência social  que estuda não só o indivíduo e as relações com o dinheiro e escolhas, mas também as relações que sustentam e ampliam a vida humana no planeta. Contribui para transformações do potencial humano e das suas capacidades para se viver bem, incluindo as questões ecológicas. A busca por referências cotidianas, como elementos da perspectiva dos estudantes, é um dos objetos integrados desta pesquisa no ensino de economia no ensino básico e técnico. Espera-se ampliar os olhares teóricos sobre o tema, juntamente com o desenvolvimento e aprimoramento de metodologias e recursos didáticos para o ensino de economia que contribuam para a formação de novos programas de ensino mais adequados e adaptados para os objetivos do IFRS. Nesta pesquisa estão sendo utilizadas revisões bibliográficas em literatura especializada, a seleção de notícias e materiais visuais e a análise e revisão dos materiais já elaborados e utilizados em sala de aula, visando o aprimoramento dos mesmos, sendo esse seu principal objetivo.

A estudante bolsista analisou criticamente e realizou sugestões de alteração em dois materiais didáticos do professor, utilizados em aulas introdutórias, dando sugestões de aprimoramento, com base nas possíveis dificuldades de aprendizagem dos estudantes.Também foram realizadas sugestões de como abordar o material em aula, dado de seu próprio conhecimento sobre a matéria. As mudanças sugeridas foram em questões de reforço de pontos importantes, reformulação de questões em trechos do material, além da supressão de eventuais redundâncias. Também foi realizada uma sugestão de trabalho em grupo, com base na leitura de um terceiro material. Ainda, realizou-se uma pesquisa em livros de introdução à economia sobre como os autores definem economia, fazendo comparações e análises sobre a visão de cada autor. Além de revisitar e renovar seus conhecimentos de economia, a bolsista também aperfeiçoou seus métodos de pesquisa e estudos, além de exercitar o pensamento crítico e criatividade. Em suma, toda a pesquisa tem sido uma grande experiência de valor que possui um grande potencial futuro.



Palavras-chave


Educação; Economia; Substantiva; Ecológica;

Texto completo: PDF