Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O uso de ferramentas digitais durante a pandemia COVID-19: uma aproximação da comunidade
Lucas Jungbeck, Juliana Marcia Rogalski, Brenda Costa Valério, Laura Zago, Maria Regina Rigo, Mateus Depieri, Vanusa Maria Zacharia, Mayara De Carli

Última alteração: 16-12-2023

Resumo



A pandemia da COVID-19 trouxe enormes desafios à educação, assim o uso de ferramentas digitais auxiliaram na diminuição dos danos. Visando atender a comunidade interna e externa, o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões − Licenciatura em Ciências Agrícolas, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) − Campus Sertão, que realizava suas atividades presenciais, precisou repensar suas atividades. Este estudo teve o objetivo de atender a comunidade, em suas atividades propostas, de forma remota. Inicialmente foi elaborado e ministrado o minicurso  intitulado “Atividades artísticas e lúdicas como forma de aproximação da natureza: jardins sensoriais e abelhas nativas” para formação docente. O evento ocorreu por videoconferência, via Google Meet, na XIX Semana Municipal de Meio Ambiente − Unidades de Conservação: da natureza para a comunidade, e no XVIII Fórum Regional de Meio Ambiente de Erechim. O minicurso teve duração de quatro horas e contou com a participação de 30 professores das áreas Biológicas e Agrícolas. O grupo PET também promoveu três edições do evento Webinar − Atualizações em Ciências Agrícolas, sendo realizado por meio da plataforma Stream Yard, com transmissão via YouTube. Em 2021, o grupo PET promoveu o “1° Webinar − Atualizações em Ciências Agrícolas”, no período de 14 a 18 de julho, sendo abordadas as temáticas: Entendendo a dinâmica de deriva e volatilização de herbicidas auxínicos; Complexo dos enfezamentos em milho; Tecnologias disruptivas na ambiência e produção animal; A contra propaganda no agronegócio brasileiro; e Impactos do posicionamento e a exatidão para a agricultura através do GNSS. Em 2022, foi promovido o  “2° Webinar − Atualizações em Ciências Agrícolas”,  de 27 de junho a 1° de julho, com os seguintes temas: Gestão rural na propriedade em tempos de agricultura digital; Planejando uma granja leiteira e onde encontrar informações; Utilização remota de frequências baixas nas lavouras e seus resultados; Estratégias de suplementação de bovinos de corte em diferentes cenários; e Produção de lúpulo no norte do RS. Em 2023, foi dada  sequência ao evento com o “3° Webinar − Atualizações em Ciências Agrícolas”, realizado de 19 a 23 de junho, com as seguintes temáticas: O rúmen em eficiência máxima; Exigências do mercado e formas de comunicação; Melhoramento genético da soja; A importância do empreendedorismo na formação do Zootecnista 4.0; e Biotecnologias de soja e milho. Cada evento apresentou duração de 20 horas, com certificação aos participantes, palestrantes e organizadores. Nas três edições, o evento contou com 432 participantes de todas as regiões do país, sendo a maioria (95%) do Rio Grande do Sul. Os eventos foram fundamentais para dar andamento às atividades do grupo PET, mantendo a participação e a capacitação dos participantes e das instituições parceiras nas atividades. Além disso, proporcionou a disseminação de saberes produzidos na nossa instituição.

Palavras-chave


ensino remoto; comunidade externa; ferramentas digitais

Texto completo: PDF